LIBERTADORES

Sorteio define rota rumo ao título

Victor Parrini*
postado em 25/03/2022 00:01

Obsessão continental, a Libertadores definirá, hoje, às 12h, as oito chaves e a vida das 32 equipes que irão compor a fase de grupos da competição. Com oito brasileiros no páreo, o evento será realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A ESPN transmite.

No evento de hoje, os times estarão divididos em quatro potes separados de acordo com o ranking de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol. Atual bicampeão, o Palmeiras aparece no primeiro agrupamento, reservado aos cabeças de chave, ao lado dos compatriotas Athletico Paranaense, Atlético-MG e Flamengo. River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU e Penãrol fecham o pelotão.

Os paulistas Corinthians e Red Bull Bragantino estão alocados no segundo e terceiro potes, respectivamente. Estreantes na Libertadores, Fortaleza e América-MG aparecem no último agrupamento da Conmebol.

As chaves serão formadas por um time de cada de pote, sendo que equipes do mesmo país não podem se enfrentar. A única exceção são as agremiações que vieram da etapa prévia do torneio. Portanto, o América-MG é o único time que pode cair na chave de um compatriota.

A atual edição da Libertadores conta com times que conquistaram 34 troféus, sendo que 24 taças estão concentradas entre os cabeças de chave. Dos clubes do primeiro pote, apenas o Athletico Paranaense jamais soltou o grito de campeão.

O sorteio inicia uma caçada ao Palmeiras. O time paulista é o time a ser batido. Conquistou o título contra o Santos em 2020 e o Flamengo na edição anterior. A decisão desta temporada será no Estádio Monumental, em Guyaquil, no Equador. Dono da casa, o Barcelona, semifinalista na edição anterior da competição, foi eliminado da Pré-Libertadores pelo América-MG.

Outro desafio é impedir a terceira final consecutiva entre times brasileiros. Palmeiras e Santos jogaram a decisão em 2020, no Maracanã. Na temporada passada, o alviverde se impôs contra o Flamengo no Centenário, em Montevidéu.

A missão dos times dos outros nove países não é fácil. O Brasil chega em massa à fase de grupos. Oito times nacionais estão classificados para a competição continental: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Bragantino, Fortaleza e América-MG.

A Conmebol aumentou a premiação. O campeão receberá até US$ 25 milhões, desde que venha da fase preliminar.

* Estagiário sob a supervisão
de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação