SELEÇÃO BRASILEIRA

Tite evita fazer autoavaliação na Seleção e descarta negociação com o Arsenal

Técnico da Seleção Brasileira afirmou ser preciso esperar o trabalho com a amarelinha para analisar o ciclo iniciado em 2016. O comandante também revelou a tristeza com as informações sobre conversas com o clube inglês

Victor Parrini*
postado em 28/03/2022 12:56
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Dono da prancheta da Seleção Brasileira desde 2016, Tite já revelou não seguir no comando após a disputa da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre novembro e dezembro. Mesmo assim, o comandante canarinho evita fazer análise dos seis anos de trabalho até aqui. Em entrevista coletiva, ele revelou que é preciso encerrar o ciclo para ter a “realidade dos fatos”.

“São ciclos de seis anos, que te traz períodos, pega Copa. São recortes importantes. Eu tenho um pouquinho de discernimento para avaliar quando olho para outros profissionais, para formar conceitos, para julgar dentro do meu íntimo e dizer assim: deixa ele fazer o trabalho completo, deixa terminar o seu trabalho que a gente vai ter uma real exposição do que é o trabalho. Vamos segurar um pouquinho, deixar terminar, daí a gente vai ter a realidade dos fatos todos que seguirem, que acontecerem”, disse o treinador.

Embora a saída da Seleção Brasileira seja certa, Tite não revela quais serão os próximos passos da carreira. O comandante canarinho garantiu que as publicações a respeito de negociação com o Arsenal são mentiras.

“A respeito da informação dada, o meu sentimento é de tristeza. Fico triste porque passa uma informação para o público que é mentira. A informação é mentira. As pessoas que se identificam comigo, fiquem tranquilas. O Tite tem conduta pessoal, valoriza sua atividade profissional, sabe da responsabilidade da Seleção. Não tem absolutamente nada”, garantiu.

Pensando no desgaste físico dos jogadores no jogo contra a Bolívia, nesta terça-feira (29/3), às 20h30, na altitude de La Paz, Tite promoverá mudanças na equipe que goleou o Chile por 4 x 0 no Maracanã. Para a comissão técnica, a partida será uma oportunidade para observar e valorizar mais atletas, trabalhando com a possível ampliação do número de jogadores inscritos na Copa do Mundo, que pode aumentar de 23 para 26 nomes.

“Sim, diretamente, gostaria sim (da ampliação para 26 inscritos). Abre possibilidade de ter atletas específicos e ou versáteis, te dá um leque maior. Assim como cinco substituições, se confirmado, eu vejo com grande influência no desempenho da equipe. Vejo isso extremamente significativo, importante. Sou incentivador. Se tiver um voto, em termos técnicos a gente é totalmente a favor”, declarou.

Colocar jovens para jogar

“Martinelli é um exemplo típico, e não dá para fechar essas possibilidades. Os atletas crescem, se afirmam, evoluem. E nós temos que estar abertos, esse foi um dos aprendizados que tive em relação ao período anterior (de Copa do Mundo)”.

Goleada e despedida do Brasil no Maracanã

“É um momento de carinho, ficou uma expectativa grande em relação ao último jogo no Maracanã. Tudo aquilo foi bonito, de desempenho, de calor humano, de futebol bonito, de resultado, de respeito ao adversário. Ela (torcida) teve uma grandeza grande nesse aspecto. Eu procuro olhar o próximo passo, o próximo dia, senão a adrenalina começa te consumir de uma forma forte. Eu tento fazer o meu melhor no dia a dia”.

Adversários na Copa do Mundo

“Nosso trabalho está tão voltando a deixar os atletas que vão começar o jogo e aqueles que estão fora… Toda a equipe estar fortalecida e preparada. Depois do jogo eu me informo. Se não vou gastar energias do meu trabalho em outras coisas. Atenção na preparação, no fortalecimento da equipe e na evolução”.

Assumir a liderança do ranking da Fifa

“Tem significado, sim. Para mim, particularmente, (o mais importante) é ver a equipe de novo jogar muito bem, de novo conseguir estrategicamente passar por essas adversidades, ter seu futebol representado com qualidade técnica e posse de bola. É mais uma fase de consolidação e evolução. Isso me fascina. Paralelamente vem o reconhecimento”.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação