ESPORTE PARALÍMPICO

Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos discute as perspectivas do cenário

Entidade fomentadora do esporte de base para pessoas com deficiência promoverá seminários nesta terça (29/3) e quarta-feira (30/3), abordando aspectos de comunicação, gestão de recursos e organização da área

Victor Parrini*
postado em 28/03/2022 17:45
 (crédito: Sergio Dutti)
(crédito: Sergio Dutti)

Pontapé inicial para as atividades em Brasília, o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) promoverá, nesta terça (29/3) e quarta-feira (30/3), o seminário “Uma janela de oportunidades para as pessoas com deficiência”, com objetivo de compartilhar informações sobre a gestão da entidade, reunir dados e traçar as diretrizes do plano estratégico.

O evento contará com a presença de integrantes das 11 entidades que compõe o CBCP, convidados engajados com o movimento do esporte paralímpico no Brasil, atletas e ex-atletas. Os destaques ficam por conta do judoca tetracampeão paralímpico, Antônio Tenório, a bicampeã paralímpica do arremesso de peso e lançamento de disco, Roseane Santos, além de Anderson Lopes, duas vezes bronze no lançamento de disco.

O CBCP trará perspectivas sobre diversas áreas do cenário paralímpico do Brasil. O evento conduzido pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, e o Secretário Nacional do Paradesporto, Agtônio Guedes, que abordarão desde as questões de comunicação e marketing, passando pela gestão de recursos, organização regional dos clubes e entidades espalhadas pelo país, até a apresentação de análises dos representantes das instituições.

Capital federal, Brasília foi escolhida para também ser o centro operacional do CBCP, trabalhando diretamente com o departamento de gestão esportiva, em São Paulo, e ligada à sede institucional, em Niterói (RJ). A principal função da entidade paralímpica é fortalecer as associações, os clubes e entidades de prática esportiva para pessoas com deficiência, buscando expansão para outras regiões e cidades do país.

“Brasília é o coração da política. Acabamos de nascer e precisamos acompanhar muitas questões dentro do Congresso Nacional, além de tocar muitos processos junto ao ministério. Somos novos e precisamos nos relacionar bem em todos os âmbitos. Político, com a mídias, com órgãos governamentais, com a iniciativa privada e com entidades e atletas”, disse o presidente do CBCP, João Batista Silva

O que é o CBCP?

Criado em 27 de julho de 2020, o CBCP visa fomentar o esporte de base para pessoas com deficiência no Brasil. Junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a entidade compõe o Sistema Nacional do Desporto (SND), para promover o desenvolvimento em termos recreativos, competitivos ou de alta competição. O CBCP recebe repasse de parte das arrecadações da Loteria Federal. Entre janeiro e fevereiro, o valor recebido foi R$ 562.079,01, segundo dados do Sorte Online.

Serviço

Seminário “Uma janela de oportunidades para as pessoas com deficiência”
Quando: Terça (29/3) e quarta-feira (30/3), a partir das 9h
Local: Hotel Royal Tulip, Setor de Hóteis e Turismo Norte (SHTN)

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação