Ponte aérea Rio-SP

Bem-vindo a bordo de luxuosas finais. Afivele o cinto de segurança e saiba 5 razões para não perder a viagem. Céu de brigadeiro do Fla rumo ao tetra é ameaçado pelo Flu. Plano de voo do bi do São Paulo arrisca ser cancelado pelo focado Palmeiras

Os aviões estão no pátio, afivele os cintos. Hoje, os dois principais torneios estaduais do Brasil decolam para conhecer os seus campeões em 2022. No lado carioca da ponte aérea, Flamengo e Fluminense são passageiros frequentes das decisões domésticas. Pelo terceiro ano consecutivo, rubro-negros e tricolores brigarão pelo troféu. O embarque começa às 21h40, no Maracanã, com mando da equipe da Gávea. Na banda paulista, o plano de voo é similar. Donos das duas melhores campanhas da competição caseira, São Paulo e Palmeiras reeditam a decisão do ano passado e se chocam novamente pelo reinado local. A partida, às 21h40, no Morumbi, contará apenas com a presença de
são-paulinos. No aquecimento das turbinas, o Correio lista cinco trunfos de cada um dos quatro finalistas nessa maratona de decisões de campeonatos estaduais pelo país, que começa hoje e vai até domingo.

* Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Chance de nova marca

A vontade de fazer história é o que move o elenco rubro-negro. Atual tricampeão, o Flamengo busca o inédito tetracampeonato, feito atingido por Botafogo e pelo próprio Fluminense.

Título para embalar

Sem apresentar um futebol vistoso, o Flamengo enxerga o título como vital para a sequência da temporada que apresenta desafios pela Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Retrospecto geral favorável

Os números do Fla-Flu são favoráveis ao lado rubro-negro. Dos 436 jogos disputados contra o rival, a equipe da Gávea saiu vitoriosa em 159 e quer incrementar as estatísticas do clássico.

Primeiro troféu da era Paulo Sousa

A torcida flamenguista deseja que Paulo Sousa siga os passos do antecessor Jorge Jesus. Renovar a dinastia no estado é o primeiro degrau da escada rumo às demais glórias.

Poder de fogo

Com 28 gols marcados em 13 partidas, o Flamengo leva vantagem em relação ao rival quando o assunto é bolas na rede. Artilheiro do torneio, com oito gols, Gabriel Barbosa é a esperança.

Oportunidade de redenção

A eliminação na Pré-Libertadores para o Olímpia deixou uma ferida aberta. Superar o Flamengo pode ser uma maneira de cicatrizá-la.

Quebrar o jejum

Segundo maior vencedor do estadual, com 31 títulos, o tricolor tem a chance de findar a seca de quase 10 anos sem levantar o troféu do Carioca. A última vez foi em 2012, contra o Botafogo.

Apego aos números recentes

O tricolor levou a melhor nos três encontros recentes e repetiu o feito que não acontecia desde 1995, ano do gol de barriga de Renato Gaúcho, na final estadual contra o próprio Flamengo.

O peso da experiência

Abel Braga conhece o caminho das vitórias e dos títulos. Campeão brasileiro (2012) e carioca (2005 e 2012) pelo tricolor, ele espera repetir os feitos e voltar ao melhor momento com a torcida.

A esperança veste a 14

O atacante Germán Cano é a referência ofensiva. Foi dele o gol salvador contra o Botafogo, que garantiu a equipe na decisão. A boa fase é justificada pelos sete gols e duas assistências.

Pelo bicampeonato

O tricolor chega com moral ao Choque-Rei decisivo. A equipe de Rogério Ceni tem a possibilidade de conquistar o bicampeonato consecutivo, algo que não acontece desde 1992.

A base pede passagem

A classificação sobre o São Bernardo contou com três gols de crias de Cotia. O caminho para a vitória sobre o Corinthians foi aberto por outra delas, Welington. Eles indicam que são as bolas da vez.

Saldo positivo

Em confrontos mata-mata ou valendo títulos contra o Palmeiras, o tricolor é soberano. Dos 23 encontros decisivos, 16 foram comemorados pelos lados do Morumbi. Ceni quer o upgrade.

Ambiente mais leve

Após um início conturbado no Paulistão, o São Paulo parece ter se encontrado com Rogério Ceni. O técnico vem usando bem a balança entre os mais experientes e jovens jogadores.

Vice-liderança bem-vinda

Conquistar o título significa, também, figurar como o segundo maior campeão do estadual. O triunfo tricolor pode resultar no 23º caneco paulista, igualando a marca do próprio Palmeiras.

Troféu invicto

O Palmeiras tem a chance de conquistar mais um título paulista de forma invicta. A última vez que levantou o troféu estadual sem derrotas foi em 1972, justamente sobre o São Paulo.

Sede de títulos

Abel Ferreira disputa a nona final pelo Verdão. Ele conquistou os títulos da Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020) e Recopa Sul-Americana. O estadual é um dos poucos que faltam.

Defesa que ninguém passa

Se o Palmeiras chega invicto para a final do Paulistão, boa parte desse trabalho pode ser creditado à retaguarda alviverde. Em 14 jogos no torneio, a equipe sofreu apenas quatro gols.

Grupo experiente

Se por um lado o São Paulo aposta as fichas nos jovens, por outro, o Palmeiras acredita na experiência somada à rotina de decisões. O zagueiro Gustavo Gómez é um dos pilares.

Decisão em casa

A diretoria alviverde chegou a um acordo e fará o segundo e decisivo jogo no Allianz Parque. Com isso, o clube conta com o fatores casa e torcida para os 90 minutos finais do clássico.