Sorteios, uma longa história de anedotas

Correio Braziliense
postado em 01/04/2022 00:01

Da mão inocente do neto de Jules Rimet, em 1938, à presença de Vladimir Putin e Diego Maradona no sorteio da Copa do Mundo de 2018, passando pela falha técnica na Copa de 1982 ou pelas vaias em Marselha no evento para o torneio de 1998, os sorteios do Mundial têm uma história rica em anedotas e momentos memoráveis.

A primeira edição do torneio foi realizada por convite, com 13 países. O sorteio aconteceu após a chegada de todas as seleções, apenas três dias antes do início da competição. 

Em uma sala do Ministério das Relações Exteriores da França, em Paris, um menino subiu em uma mesa para retirar os nomes das seleções de um grande vaso transparente na edição de 1938. Era o neto de Jules Rimet, então presidente da Fifa e criador da Copa do Mundo. 

Na edição de 1966, o sorteio passou a ser transmitido pela primeira vez na televisão, a partir do Royal Garden Hotel, em Londres. Em 1974, a mão inocente da vez foi a de um menino de 11 anos, escolhido entre os membros de um coral de Berlim. O acaso fez com que as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental) se enfrentassem em uma época em que o país era dividido) no mesmo grupo, uma notícia de bastante impacto com uma evidente dimensão geopolítica.

Houve gafe na edição de 1982, na Espanha. No Palácio de Congressos de Madri, as bolas foram distribuídas em globos metálicos giratórios. Houve um problema técnico com um deles e isso causou muitos problemas para o correto desenvolvimento do sorteio e para manter as equipes sul-americanas separadas na fase de grupos. O caos foi a nota dominante do evento. A Fifa decidiu voltar ao passado com os sorteios manuais. 

O sorteio da Copa de 1990, em Roma, marcou um antes e um depois. Foi conduzido pelo então secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter, juntamente com a lendária atriz Sophia Loren. Também teve a participação de Luciano Pavarotti, Karl-Heinz Rummenigge, Bobby Moore, Pelé, Michel Platini... É considerado o primeiro dos grandes espetáculos nos sorteios da Copa do Mundo.

O espetáculo foi ainda maior em 1994, nos EUA. O Nevada Convention Center, em Las Vegas, ficou lotado com 4.500 pessoas para um sorteio-show com apresentações de James Brown, Rod Stewart e Stevie Wonder, entre outros. O mundo do cinema também se fez presente, com a atriz Faye Dunaway como apresentadora e o ator Robin Williams como um dos participantes do evento.

Em 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou a "Copa das Copas no Brasil" com direito a presença do Rei Pelé. Há cinco anos, o palácio do Kremlin recebeu solenemente o sorteio da Copa do Mundo. O presidente russo, Vladimir Putin, esteve no evento. Hoje, ataca a Ucrânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação