FUTEBOL

Copa do Mundo do Catar: Conheça La'eeb, o mascote do torneio deste ano

Inspirado na cultura arábe, La'eeb usa um hijab, tem carisma e conquistou a web. O nome do mascote quer dizer "jogador super habilidoso"

Talita de Souza
postado em 01/04/2022 13:36 / atualizado em 12/08/2022 18:16
La'eeb, mascote da Copa do Mundo do Catar, foi inspirado na cultura árabe e significa
La'eeb, mascote da Copa do Mundo do Catar, foi inspirado na cultura árabe e significa "jogador super habilidoso" - (crédito: Divulgação / FIFA)

A Fifa revelou o mascote da Copa do Mundo do Catar, que ocorre entre ocorre entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. La'eeb é a cara do torneio e carrega o nome árabe que significa "jogador super habilidoso" ou "craque". O design do novo mascote foi revelado, nesta sexta-feira (1º/4), no sorteio dos grupos, em Doha, capital do país que sediará o torneio

De acordo com a Fifa, o La'eeb é aventureiro, divertido e curioso e tem como missão principal "encorajar todos a acreditarem em si mesmos e trazer a alegria do futebol para todos". 

“Temos certeza de que os fãs de todos os lugares vão adorar esse personagem divertido e brincalhão. La'eeb desempenhará um papel vital ao envolver torcedores jovens e velhos na experiência da Copa do Mundo da FIFA no Qatar”, declarou o vice-diretor geral de marketing, comunicações e experiência em torneios do Comitê Supremo de Entrega e Legado da Fifa, Khalid Ali Al Mawlawi.

A Fifa ainda disse que La'eeb faz parte de um meta-verso só de mascotes de Copas do Mundo euqe "contribuiu para alguns dos momentos mais famosos da história do futebol, incluindo vários gols icônicos", isso porque, de acordo com a federação, o verso-mascote compartilha a mesma ideia e criatividade em todos os personagens.

Nas redes sociais, os torcedores brasileiros adotaram o mascote e o apelidaram de Gasparzinho, o desenho animado do Fantasminha camarada. Veja os memes: 

O La'eeb foi divulgado em uma espécie de curta, em que vários outros mascotes ao redor do mundo foram relembrados como "figurantes". Nas redes sociais, o vídeo causou entusiasmo ao dar destaque à Fuleco, o mascote brasileiro da Copa de 2014 no Brasil.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação