A conquista da dinastia

Danilo Queiroz
postado em 30/04/2022 00:01
 (crédito:  Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O Minas Tênis Clube entrou na seleta lista de tricampeões nacionais consecutivos do voleibol feminino. Ontem, a equipe de Belo Horizonte venceu a final "pão de queijo" contra o Praia Clube, de Uberlândia, também rival nos títulos anteriores, e faturou o terceiro troféu em sequência da Superliga. No segundo duelo da decisão, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o placar foi de 3 sets a 1, parciais de 26 x 24, 18 x 25, 25 x 15 e 25 x 17.

Somadas a outras nomenclaturas — Campeonato Brasileiro de Clubes, de 1976 a 1987, e Liga Nacional de Voleibol, de 1988-89 a 1993-94 —, a elite feminina no Brasil teve 43 edições. Nelas, apenas três clubes conseguiram estabelecer dinastias: o Rio de Janeiro (penta entre 2012-13 e 2016-17, e tetra entre 2005-06 e 2008-09), o Osasco (tri entre 2002-03 e 2004-05) e o Sadia (tri entre 1988-89 e 1990-91). O Minas, agora, é o quarto na lista.

Campeão nas temporadas 2018-19 e 2020-21 — a edição de 2019-20 foi cancelada devido à pandemia da covid-19 —, o Minas ganhou o tri seguido diante do adversário caseiro e vingou em grande estilo um revés do início da temporada, quando foi vice do Sul-Americano de Clubes, também em Brasília, em outubro de 2021, justamente para o rival de Uberlândia.

No Nilson Nelson abarrotado de torcedores — o público foi de 9.129 pagantes —, o Praia Clube ameaçou uma maré alta diante do Minas. Intenso, o aurinegro deu trabalho e chegou a abrir boas frentes em duas oportunidades, uma delas na reta final do primeiro set, quando teve 23 x 20 a seu favor. O time da capital mineira, porém, foi encontrando o ritmo e, com um impressionante poder de reação, virou para 26 x 24 e largou na frente.

Na primeira metade do segundo set, a bola se revezou entre o chão dos dois lados da quadra. Nos melhores momentos dos times, a diferença não passava de dois pontos. Isso até o Praia romper tal barreira, com um 14 x 11. Animado, o aurinegro seguiu a batida para ampliar cada vez mais. No fim, apenas controlou para ganhar por 25 x 18 e empatar o clássico mineiro.

O terceiro set foi de cenário invertido. Desde o início, o Minas trabalhou com uma vantagem no placar e sobrou na parcial diante de um Praia perdido em quadra. O time de Belo Horizonte chegou a ter 10 pontos de frente. Com o aurinegro com dificuldades de engrenar, a equipe azul e branca apenas controlou para vencer por 25 x 15 e voltar à dianteira do marcador no Ginásio Nilson Nelson.

A parcial acachapante provocou efeito no jogo dos dois times. Animado com a proximidade do título nacional, o Minas conseguiu abrir outra vantagem nos primeiros lances do quarto set. O Praia, por sua vez, sentiu bastante e não conseguiu acompanhar o ritmo do rival. Com isso, o time de Belo Horizonte apenas seguiu o script. Vibrando mais em cada bola no chão, a equipe fechou o período em 25 x 17, o jogo em 3 sets a 1 e a final em 2 x 0.

A vitória do Minas em dois jogos, dispensando o terceiro da melhor de três, quebrou todos os prognósticos da equilibrada decisão da Superliga. O encontro dos dois melhores times da temporada foi de jogos duros, mas o quinto título da equipe de Belo Horizonte veio com triunfos imponentes na capital federal. Feito digno de quem, agora, ostenta uma dinastia no vôlei nacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Equipe de Belo Horizonte chegou ao DF com campanha inferior ao grupo de Uberlândia, mas se sobressaiu. Taça na capital federal é a quinta na história do clube
    Equipe de Belo Horizonte chegou ao DF com campanha inferior ao grupo de Uberlândia, mas se sobressaiu. Taça na capital federal é a quinta na história do clube Foto: Carlos Vieira/CB
  •  29/04/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Esportes. Minas é Campeão pela Superliga de Volei Feminino.
    29/04/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Esportes. Minas é Campeão pela Superliga de Volei Feminino. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação