Mundial do Catar

Análise: veja o que esperar de cada um dos grupos da Copa do Mundo de 2022

Correio detalha cada um dos oito grupos da Copa do Mundo do Catar e aponta possíveis favoritos nas brigas pelos dois lugares de cada nas oitavas de final

A sorte está lançada, façam suas apostas. Após o sorteio dos oito grupos da Copa do Mundo do Catar, realizado pela Fifa na tarde desta sexta-feira (1º/4), em Doha, no Catar, o Correio analisa cada uma das chaves e palpita em quais equipes avançaram ao round entre as 16 melhores do planeta bola.

A edição do Mundial do Catar está marcada para começar em 21 de novembro, com o jogo de abertura disputado entre o anfitrião Catar e o Equador, às 7h, no Al Bayt Stadium. A finalíssima está prevista para 18 de dezembro, às 12h, no Lusail Stadium. Os 15 primeiros dias do torneio são reservados para a realização das três rodadas da fase de grupos. Os confrontos serão disputados em quatro horários diferentes, todos já no fuso horário de Brasília: 7h, 10h, 13h e 16h.

Veja a análise do Correio de cada grupo da Copa

» Grupo A - Catar, Equador, Senegal e Holanda

O grupo A da Copa do Mundo tem amplo favoritismo da Holanda. De volta aos Mundiais após ficar fora da edição de 2018, na Rússia, a Laranja Mecânica não deve ter grande trabalho para superar os adversários: o anfitrião Catar, o Equador e o Senegal. Pela segunda vaga, os sul-americanos e os africanos, inclusive, devem fazer um duelo particular interessante para chegar nas oitavas de final. Participando da competição pela primeira vez na história como país organizador, seleção da casa deve atuar a passeio e ser o grande saco de pancadas dos rivais. Se surpreender, é disparada a candidata a zebra na chave.

Bolão do Correio: Holanda e Equador se classificam

» Grupo B - Inglaterra, Irã, Estados Unidos e repescagem europeia (País de Gales x Escócia ou Ucrânia)

O favoritismo inglês está longe de ser ameaçado, mas conta com a sombra dos Estados Unidos, Irã e quem avançar da repescagem do Velho Continente — decidida entre País de Gales e o vencedor do confronto entre Escócia de Inglaterra. Comandado pelo técnico Gareth Southgate, o English Team deve avançar na primeira colocação. A segunda vaga será a incógnita. De fora da edição de 2018, na Rússia, os EUA contam com uma geração talentosa e acostumada ao ritmo europeu. Os iranianos estão empolgados pela terceira participação consecutiva no Mundial.

Bolão do Correio: Inglaterra e Estados Unidos

» Grupo C - Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia

Seleção com a maior invencibilidade do momento no planeta bola, a Argentina não deve ter vida fácil no grupo C da Copa do Mundo do Catar. Os rivais mais propensos a incomodar os atuais campeões da América do Sul são o México, costumeiro incômodo e responsável por tirar a Alemanha, em 2018, e a Polônia, sempre perigosa por contar com os serviços do atacante Robert Lewandowski, o atual bicampeão do prêmio de melhor do mundo da Fifa. A Arábia Saudita foi a grande azarada do sorteio na chave e deve ser apenas uma figurante com chance de atrapalhar um dos protagonistas na briga pelas duas vagas nas oitavas de final.

Bolão do Correio: Argentina e México se classificam

»Grupo D - França, repescagem (Emirados Árabes ou Austrália x Peru), Dinamarca e Tunísia

Atual campeão mundial, a França é, de longe, a grande favorita da quarta chave. No entanto, os Blues se deparam com alguns traumas recentes em torneios de alto calibre. Na Euro-2020, Mbappé, Benzema e companhia amargaram a eliminação, com o craque do Paris Saint-Germain errando a cobrança de pênalti decisiva diante da Suíça. O grupo ainda tem a concorrência da embalada Dinamarca, comandada por Christian Eriksen. De forma modesta, a Tunísia tentará surpreender. A trupe estará completa quando for conhecido o vencedor do duelo da repescagem: Emirados Árabes ou Austrália x Peru.

Bolão do Correio: França e Dinamarca


»Grupo E - Espanha, repescagem (Nova Zelândia x Costa Rica), Alemanha e Japão

A chave E da Copa do Mundo do Catar não chega com o status absoluto de grupo da morte, mas reservará um dos confrontos mais interessantes dos primeiros dias do mundial. Potencias europeias, Espanha e Alemanha não foram muito longe em 2018, mas, se tiverem aprendido a lição de não vacilar em momentos importantes, têm tudo para conquistarem as duas vagas nas oitavas de final. Japão e o vencedor da repescagem internacional entre Nova Zelândia e Costa Rica devem ser meros coadjuvantes. É sempre bom lembrar, porém, que os costarriquenhos surpreenderam em 2014 quando passaram em primeiro lugar contra os gigantes Uruguai, Itália e Inglaterra.

Bolão do Correio: Alemanha e Espanha se classificam

» Grupo F - Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia

O sorteio reservou um destino não tão complexo para Bélgica e Croácia. A geração belga comandada por Kevin De Bruyne pode não ter o vigor de outras épocas, mas ainda tem lenha para queimar. Vice-campeã em 2018, na Rússia, a Croácia aposta as fichas do talento do meia do Real Madrid e eleito o melhor do mundo em 2018, Luka Modri. Sem tanta tradição como outras colegas africanas, o Marrocos é o azarão do grupo, que vê um Canadá com sede de Copa do Mundo, após ficar 36 anos distantes da maior celebração do futebol.

Bolão do Correio: Bélgica e Croácia

»Grupo G - Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Carente de enfrentar times europeus no ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2022, o Brasil terá, logo de cara, dois adversários do Velho Continente no grupo G. Ambos, porém, são velhos conhecidos do técnico Tite. Em 2018, o time tupiniquim mediu forças contra Suíça e Sérvia — empatou com o primeiro e ganhou do segundo — e irá reencontrar os dois no Catar. Apesar disso, a Seleção Brasileira surge como ampla favorita ao primeiro lugar. O equilíbrio maior deve ficar na disputa pela segunda vaga da chave. Até mesmo a equipe de Camarões pode oferecer certa resistência e se manter viva. Quem tirar ponto dos tupiniquins pode ter grande vantagem na disputa.

Bolão do Correio: Brasil e Suíça

»Grupo H - Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul

Mesmo com a presença do astro Cristiano Ronaldo, o grupo H promete equilíbrio do início ao fim. Na briga por uma das vagas às oitavas, CR7 terá a concorrência de outros dois grandes nomes do futebol: o uruguaio Luis Suárez, do Atlético de Madrid, e o sul-coreano Heung-min Son. São três jogadores da primeira prateleira do futebol para apenas dois lugares ao primeiro sol da Copa do Mundo. As presenças de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul são complementadas por Gana que, mesmo sem o brilho individual, aposta no coletivo aguerrido para fazer frente.

Bolão do Correio: Portugal e Uruguai