BASQUETE

Brasília vence Cerrado em jogo local do NBB

O Brasília venceu o Cerrado, por 90 X 86, ontem, no ginásio da Asceb, na 906 sul, na capital federal. Em partida válida pelo Novo Basquete Brasil (NBB), o embate candango teve emoção até os últimos segundos e foi resolvido somente na prorrogação. Com a vitória, o time azul e branco teve o primeiro triunfo contra o rival e ganhou moral para tentar escapar da lanterna, enquanto a equipe verde se complicou de vez na busca por uma vaga nos playoffs.

Sem restrições de público, as torcidas vieram em peso e encheram as arquibancadas com cerca de 1.800 pessoas. Assim como os times em quadra, os fãs entraram no clima do confronto e trocaram provocações durante boa parte do jogo. Enquanto o lado verde provocava o Brasília pela lanterna da competição, os azuis respondiam com a falta de títulos de expressão do Cerrado.

Durante boa parte do jogo, o equilíbrio foi a tônica do clássico. Foram poucos os momentos que Brasília ou Cerrado tiveram superioridade. Assim, o tempo extra foi inevitável. Nele, Perdinho Rava chamou a responsabilidade para si e liderou o Brasília à vitória, especialmente pela dificuldade dos adversários em converter os arremessos. Ele, inclusive, foi o cestinha do jogo ao lado de Zach Graham, com 19 pontos cada. Pelo Cerrado, Ruan, com 16 pontos, e Paulo, com 15, foram os destaques.

Destaque, Rava comentou sobre a vitória. "Esse grupo merecia essa vitória. É um time que, apesar da colocação, é trabalhador, merecia estar em um lugar melhor. Tiveram vários fatores: lesão, troca de comissão... enfim, diversos fatores que não são desculpas, mas aconteceram. Foi importante para nós ter essa vitória em cima do Cerrado, eles ainda brigando lá para classificar. Agora, ficou um pouco mais difícil, mas isso é o de menos. O importante foi para nós. O grupo merecia e vamos lutar até o final. A gente tem uma camisa de muita tradição e vamos honrar até o final do campeonato", garantiu.

Após se despedirem da capital federal, as equipes candangas entram em ação novamente no Nordeste. Na próxima quarta-feira, às 19h30, o Brasília visita a Unifacisa, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB). Mais tarde, no mesmo dia, às 20h30, o Cerrado encara o Fortaleza no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza (CE). Ambas as partidas serão transmitidas pelo YouTube.

*Estagiário sob a supervisão
de Danilo Queiroz