GESTÃO ESPORTIVA

Saiba por que o pontapé inicial na Liga Brasileira é um bico no atraso

Especialistas debatem razões pelas quais os clubes devem dar um chute na ultrapassada administração do Campeonato Brasileiro e dominar com carinho a bola da vez: oportunidade de entrar na era das grandes ligas internacionais

Marcos Paulo Lima
postado em 06/05/2022 00:01 / atualizado em 06/05/2022 14:36
 (crédito:  Foto: Fernando Torres / CBF)
(crédito: Foto: Fernando Torres / CBF)

Pioneiro no debate sobre a fundação de uma liga nacional de clubes no fim dos anos 1980 ao tirar do papel a falida Copa União, o futebol brasileiro ficou para trás. A Premier League deu start no processo na Europa na temporada de 1992/1993, lapidou a ideia e inspirou primas ricas como La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França). Até países das Américas, como o México e Argentina, aderiram com os lançamentos da Liga MX e da Liga Profesional de Fútbol. Defasado até em relação à Major League Soccer dos EUA, o país reensaia a criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Embora tenha caminhado com passos de formiga e sem vontade na última terça-feira, em São Paulo, o debate entre os 40 clubes da primeira e da segunda divisão esbarra na falta de consenso.

O maior deles diz respeito às cotas de tevê. Uma proposta defende a divisão com 40% dos valores fixos, 30% variável por performance esportiva e 30% por audiência. Outro prefere o rateio no formato 50-25-25. O impasse voltará à pauta em um encontro na semana que vem, na CBF.

Em entrevista ao Correio, especialistas diferentes áreas avaliam por que a criação de uma liga nacional é urgente no processo de modernização e valorização do esporte mais popular do país. Seis clubes assinaram documento nesta semana que prevê a criação de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo rubricaram o documento com a Codajas Sports Kapital e o banco BTG. O Cruzeiro e a Ponte Preta, ambos da Série B, também avalizaram.

Está agendada uma nova reunião para a semana que vem na CBF com os 40 times das séries A e B. "Os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora, é só acertar as arestas. No dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF", projetou o presidente do Santos, Andrés Rueda, depois do encontro da última terça-feira na capital paulista.

O presidente do Athletico-PR, Mário Celso Petraglia, rebate: "Não consideramos que a liga está criada. A intenção seria uma conversa entre os clubes para ajustar. Aí vieram com os estatutos prontos que os seis (clubes) assinaram. Eu nem estudei o estatuto", criticou.

O Furacão faz parte do movimento Forte Brasil, um bloco de clubes que tem o Atlético-MG como embaixador de times emergentes da Série A, como América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Goiás e Juventude. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, pertence ao grupo e defende a reinvenção.

"A criação da liga torna o ambiente mais propício para garantir a qualidade técnica do jogo. Com investimento e maior estrutura, você consegue segurar os talentos e atrair jogadores importantes que, hoje, estão no exterior", argumenta o dirigente. "Outro ponto fundamental é estabelecer um padrão de qualidade para gramado e arenas. Isso é mais que necessário para garantir um futebol de qualidade e conforto ao público. Temos de pensar na experiência de jogo como um todo, ações de match day, espaços família, opções de entretenimento e de alimentação nas arenas, internet à disposição", aponta Marcelo Paz.

De malas prontas para o clássico de domingo, em Brasília, contra o Flamengo, o CEO do Botafogo, Jorge Braga, está alinhado com o presidente do Fortaleza. "A liga vai ter que se reinventar. Em qualidade de jogo, de transmissão, layouts de estádios, tudo. É necessário criar uma outra experiência, um tipo novo de interação com o torcedor e o público. Cada jogo tem que ser um show de entretenimento para quem está no estádio e em casa. Tudo isso é muito caro, o torcedor lá fora sabe o custo e está na sua cultura, é um produto pago. Aqui no Brasil será necessário educar o público nesse sentido", pondera o homem forte do empresário estadunidense John Textor no processo de transformação do clube carioca em SAF.

Ex-vice-presidente de Marketing do Vasco, o CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, Bruno Maia, avalia que o futebol brasileiro precisa aproximar o consumidor das experiências de esportes americanos, como a NBA, liga profissional de basquete, e NFL (futebol americano), ou seja, aderir ao showbiz.

"Os gestores certamente estarão sensíveis aos conceitos de marca do campeonato e seus ativos básicos de identidade visual. Isso vai desde a criação de elementos gráficos até a ocupação dos estádios e a fotografia das transmissões, para que o produto tenha uma cara definida e fácil de ser identificado. São aspectos fundamentais para a experiência televisiva, que é um ponto importante na conquista e fidelização do público e até em uma futura internacionalização do produto", indica Bruno Maia,

O executivo projeta a criação da Liga do Futebol Brasileiro como antídoto aos principais eventos esportivos internacionais, mas aponta desafios. "Será necessária uma grande atenção com a infraestrutura de transmissões das arenas e estádios para que se possa gerar mais conteúdos e ativações dos jogos em tempo real. Hoje, no Brasil, a maior parte dos locais de partidas não tem capacidade suficiente para conectar os torcedores em tempo real a quem está fora. Isso é um vetor muito importante no entretenimento ao vivo", observa.

Superliga e NBB

Enquanto o vôlei e o basquete brasileiro ostentam marcas consolidadas como a Superliga e o NBB, o futebol teima em não se modernizar. Sócio da da BP Sports, Bernardo Pontes alerta para necessidade de consenso. "Acho que o principal ponto de partida para o desenvolvimento do futebol brasileiro é certamente os clubes pensarem cada vez mais no produto como algo coletivo e não individual. Hoje, vemos a Premier League e a NFL com grandes destaques na percepção dos consumidores porque há ativos nesses produtos, como ídolos, grandes competições e grandes jogos. Só se constrói isso coletivamente, elevando o nível de todos para aumentar o poder de atração", cobra Pontes.

Em entrevista ao Correio, o diretor da Superliga e Novos Negócios da Confederação Brasileira de Vôlei, Marcelo Hargreaves, resumiu por que o basquete e o vôlei avançaram e o futebol estagnou. "Há uma vontade nos clubes de criar uma liga, uma gestão única com os franqueados, mas você não consegue chegar a lugares comuns de divisão de valores e riqueza. O vôlei e o basquete, por terem crescido pouco a pouco, têm essa consciência um pouco mais impregnada. A semente está bem plantada. Temos patrocinadores importantes, equipes fortes e distribuição plural na mídia", resumiu no fim de semana passado durante as finais da Superliga feminina em Brasília.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação