BRASILEIRÃO

Ceilândia vence o Ação no Abadião e fica em boa condição na Série D

Com triunfo em casa pelo placar mínimo, time alvinegro divide a liderança do grupo 5 com o Brasiliense. Rivais candangos terão confronto direto pela ponta da classificação na próxima rodada

Paulo Martins*
postado em 07/05/2022 19:56
 (crédito: Alan Rones/Ceilândia E.C.)
(crédito: Alan Rones/Ceilândia E.C.)

Uma vitória com placar mínimo, mas com impacto grande na classificação da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (7/5), o Ceilândia recebeu o Ação, no Estádio Abadião, e conquistou os três pontos com um triunfo por 1 x 0. O resultado foi muito importante para o clube alvinegro. Com os pontos somados, o Gato Preto chegou aos 10 e divide a liderança do grupo 5 da competição ao lado do Brasiliense. O Jacaré, que também triunfou na rodada, leva a vantagem no saldo de gols.

No princípio da partida, a equipe local estabeleceu um domínio no campo de ataque, mas sem conseguir finalizar a gol, impedido pela barreira montada à frente do goleiro Neto. À medida que o jogo avançava no Abadião, o clube mato-grossense achava espaços para propor mais o jogo, que tendeu ao equilíbrio, em meio a duas equipes de postura claramente defensiva.

No entanto, a nulidade no placar e as propostas de jogo não significavam um jogo frio, com as equipes levando perigo em bolas paradas e chutes cruzados, criados em velocidade por Dener, do Ação, e Matheus Falero, do Ceilândia.

Na volta do intervalo, o jogo teve tendência mais faltosa, e foi do banco de reservas de onde veio a solução. Sem mudança nas ideias do jogo, o técnico Adelson de Almeida apostou por um titular que estava sendo conservado na partida: Gabriel Pedra. Em uma jogada de bola parada, aos 35 minutos do segundo tempo, o atacante do Gato Preto desviou de peito e enganou o goleiro do Ação, colocando os donos da casa em vantagem na partida.

Atrás do placar, o time visitante tentou tirar pelo menos um empate do Ceilândia e teve, pelo menos, duas oportunidades para isso. Na primeira, com Diego tentou em chute desviado. Na segunda, Luis Antônio raspou cruzamento da esquerda e fez a bola passar perto do ângulo da meta defendida pelo goleiro Matheus Kaiser. O Ação, porém, não teve forças para impedir o importante triunfo na competição.

Ao apito final, o meia Maycon Valeriano minimizou as dificuldades encontradas pelo Ceilândia em campo e valorizou os pontos conquistados no Estádio Abadião. "O Ação, mesmo estando embaixo na tabela, dificultou o jogo e o futebol é assim: quando não ganha na técnica, ganha na raça", destacou o jogador alvinegro.

A vitória é a terceira do Ceilândia na Série D do Brasileirão. A diferença para o Brasiliense se dá no saldo de gols, já que o clube de Taguatinga que bateu o Operário, no Mato Grosso, por 2 x 0, tem um gol a mais que o Gato Preto. O bom resultado, porém, deixou o Gato Preto a seis pontos de distância do Anápolis, o atual quinto colocado, e dá tranquilidade na briga geral pela classificação no grupo 5, que terá a rodada complementada no domingo (8/5). 

Na próxima rodada, os dois representantes do Distrito Federal no campeonato terão um confronto direto pela liderança do grupo. Brasiliense e Ceilândia se enfrentam no próximo domingo (15/5), no Estádio Defelê, na Vila Planalto, às 15h30. Quem vencer abre três pontos de frente para o rival direto. Lanterna da chave sem nenhum ponto conquistado, o Ação recebe o Operário no mesmo dia, às 17h.


Ficha técnica

Ceilândia 1 x 0 Ação-MT

Ceilândia

Matheus Kaiser; Vidal, Fernando Gomes, Igor e China; Werick (Dudu), Matheus Faleiro, Geovane (Maycon Valeriano) e Filipinho (Watthimem); Roberto Pítio (Gabriel Pedra) e Thiago Magno (Mirandinha).

Técnico: Adelson de Almeida

Ação-MT

Neto; João (Profeta), Anderson e Pedro; Jean, Guilherme Bazílio (David), Vitinho (Diego), Rodrigo Ramalho e Lorran; Dener (Marquinhos) e Romário (Luís Antônio).

Técnico: Eduardo Henrique

Gol: Gabriel Pedra (35'/2°T)

Cartões amarelos: Vidal, Thiago Magno e Matheus Faleiro* (CEI); Rodrigo Ramalho (Ação)

*Suspenso, pelo terceiro cartão amarelo, não enfrenta o Brasiliense, na próxima rodada.

Árbitro: Maicon Souza (RO)

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação