ATLETISMO

Corrida União Europeia leva 1.800 atletas às ruas do DF no Dia das Mães

Tradicional prova de rua de Brasília volta a ser disputada depois de dois anos de pausa causada pela pandemia e voltará a unir famílias como a da alemã Sabine Plattner, que não abre mão de participar com os filhos

Marcos Paulo Lima
postado em 07/05/2022 21:39 / atualizado em 07/05/2022 21:46
A alemã Sabine Plattner: tradição de disputar a Corrida União Europeia em família -  (crédito: Divulgação)
A alemã Sabine Plattner: tradição de disputar a Corrida União Europeia em família - (crédito: Divulgação)

Nem só de futebol vive a agenda esportiva neste fim de semana, em Brasília. Antes de a bola rolar para o clássico carioca entre Flamengo e Botafogo neste domingo, na Arena BRB Mané Garrincha, as ruas do Distrito Federal serão invadidas pela Corrida União Europeia. Cancelada nos últimos anos devido à pandemia, a tradicional prova não é disputada desde 2019.

A 16ª edição do evento organizado pela Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (EUNIC Brasília) e pela Delegação da União Europeia no Brasil será disputada por 1.800 atletas em desafios de 5km (a partir de 16 anos) e 10km e 15km (acima de 18), e para pessoas com deficiência (andantes e cadeirantes). A largada será às 7h, numa arena montada em frente ao Banco Central, no Eixão Sul.

A prova deste domingo coincide com o Dia das Mães. Uma delas manterá a tradição de participar em parceria com os filhos. A alemã Sabine Plattner terá a companhia dos herdeiros Daniel, de 31 anos, e Lucas, 28, que praticamente celebrará o aniversário de 29 nas pistas correndo e suando em família pelas ruas de Brasília.

“O Daniel correu umas oito vezes comigo. O Lucas, menos, porque ele mora fora de Brasília. Talvez umas quatro. Eu nunca me preocupei com resultado. Concluir é uma vitória. Meus filhos são mais ambiciosos. Eles sempre participam de corridas, mas eu, só na da União Europeia. Passamos a disputar em 2009 e eles se dedicam muito mais. Treinam diariamente. Eu só me preparo para essa”, conta Sabine Plattner em entrevista ao Correio.

Presidente da EUNIC Brasília, a germânica celebra a volta da corrida. “Foram dois anos muito difíceis. Voltar a realizar um evento presencialmente já consolidado no meio esportivo como parte da programação da Semana da Europa representa superação”, destaca Plattner. Conseguimos vencer a doença e, agora, com todos em segurança e saudáveis, voltamos com força. “A Corrida União Europeia marca um novo momento de esperança por dias melhores”.

O tempo de cada atleta será cronometrado por meio de chip eletrônico, com resultado publicado logo após o evento, e o certificado de participação pode ser impresso no site da corrida. A estrutura montada contará com serviço médico completo, equipe de apoio, guarda-volume para os participantes e palco para a realização de sorteio e interação com o público.

Além do incentivo aos hábitos saudáveis e à disputa pelo pódio, a Corrida União Europeia tem uma tradição: os inscritos concorrem, no fim da prova, a passagens de ida e volta para qualquer país membro da União Europeia. O momento mais aguardado do evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação