SELEÇÃO BRASILEIRA

Tite anuncia a penúltima convocação antes da Copa do Mundo

Técnico canarinho anunciou os 27 jogadores que serão levados para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em 2 e 6 junho

VICTOR PARRINI*
postado em 11/05/2022 10:18 / atualizado em 11/05/2022 10:46
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A penúltima lista antes da Copa do Mundo do Catar foi divulgada. Nesta quarta-feira (11/5), o técnico Tite anunciou os 27 jogadores que serão levados para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em junho. O Brasil disputaria, ainda, um terceiro duelo contra a Argentina, na Austrália. A partida de 11 de junho, porém, foi cancelada em comunicado feito pelo coordenador Juninho Paulista. Os compromissos para a próxima Data Fifa serão disputadas todas fora do Brasil, em 2 e 6 de junho em Seul e Tóquio.

A novidade na penúltima lista do técnico Tite ficou por conta da convocação do volante Danilo, um dos destaques do Palmeiras bicampeão da América. "É um jogador que a gente vem acompanhando, em um rol de 50 atletas ou mais, com a atenção a novos talentos. Essa sequência de grandes jogos do Danilo proporcionou. Fizemos visitas ao Palmeiras. A gente vai buscando uma série de componentes importantes", justificou o treinador.

O treinador também não deixou Rodrygo de fora. O jovem atacante do Real Madrid foi responsável direto pela reviravolta na semifinal da Liga dos Campeões, contra o Manchester City. "Tenho que falar do Jair Ventura. Foi ele quem lançou o Rodrygo no Santos. Fizemos um acompanhamento da evolução do atleta, como com muitos outros. O Rodrygo está inserido em um processo de análise e valorização do trabalho", comentou o dono da prancheta. 

Tite entende que, com a Copa do Mundo cada vez mais próxima, o momento pede uma consolidação e a busca por melhoras em quesitos importantes. "A expectativa é evoluir. Conversávamos com o César Sampaio, que a equipe precisava ser mais criativa. Nos últimos cinco jogos atingimos este nível e buscamos equilíbrio. Tem que ser sólida, efetiva, transformar em gol. Consolidar isso com diferentes adversários. Este processo de consolidação é importante", analisou.

O comandante canarinho também comentou a grande concorrência em diversos setores. "O individual potencializa o coletivo e o coletivo eleva o individual. Os dois são fundamentais. Dá para fazer uma concorrência individual por performance, mas dá para pensar no coletivo. As pessoas confundem modelo com estratégia e ajustes. Mantém o modelo, mas faça ajustes para que determinado atleta possa estar", disse. 

Convocados

» Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

» Laterais
Dani Alves (Barcelona)
Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Alex Telles (Manchester United)
Alex Sandro (Juventus)

» Zagueiros
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Thiago Silva (Chelsea)

» Volantes
Danilo (Palmeiras)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)

» Meias
Lucas Paquetá (Lyon)
Philippe Coutinho (Aston Villa)

» Atacantes
Gabriel Jesus (Manchester City)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Atlético de Madrid)
Neymar (Paris Saint-Germain)
Raphinha (Leeds)
Richarlison (Everton)
Rodrygo (Real Madrid)
Vini Jr (Real Madrid)

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE