FUTEBOL

Copa de elite: times da primeira divisão dominam oitavas e batem recorde

Desde a mudança de regulamento da Copa do Brasil em 2013, nunca tantos times da primeira divisão chegaram juntos nas oitavas de final. Tendência é de 14 representantes da Série A

Danilo Queiroz
postado em 12/05/2022 23:39
 (crédito: Amanda Paiva/CBF)
(crédito: Amanda Paiva/CBF)

A Copa do Brasil de 2022 virou uma versão pocket em mata-mata da Série A do Campeonato Brasileiro. Com a conclusão da maioria dos confrontos da terceira fase - faltam apenas dois, previstos para os próximos dias -, os times da elite nacional se deram bem e abocanharam praticamente todas as vagas para as oitavas de final. Dos 16 times vivos na competição, 14 devem ser da primeira divisão: 13 estão garantidos e um encaminhado. Os únicos intrusos estão na Série B.

Desde a mudança do regulamento do torneio nacional, em 2013, os times da Série A do Brasileirão sempre foram maioria, mas nunca de forma tão avassaladora. O máximo de representantes da elite nas oitavas de final da Copa do Brasil havia sido 13 times em três temporadas: 2013, 2015 e 2020. O mínimo tinha sido 10 equipes em duas ocasiões (2014 e 2021). Em todas elas, era comum times das demais divisões estarem presentes no afunilamento da corrida pelo título do mata-mata.

Os garantidos da Série A nas oitavas de final são Santos, Flamengo, América-MG, Athletico-PR, Fortaleza, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Ceará e Atlético-GO. Com vantagem de três gols sobre o Brasiliense, o Atlético-MG tem a vaga bastante confirmada e deve carimbar o passaporte em 22 de maio. Em 31 do mesmo mês, Bragantino e Goiás fazem o confronto de times da elite nacional, o que garantirá mais um clube da primeira divisão entre os 16 melhores.

A morte das zebras na terceira fase da atual edição da Copa do Brasil é tão marcante que nem mesmo um dos únicos clubes classificados fora da elite nacional pode ser considerado uma zebra. Atolado na segunda divisão por três temporadas consecutivas, o Cruzeiro é a única exceção. Entretanto, o clube mineiro carrega bastante tradição para concorrer com os rivais em melhor momento. Com seis títulos em sua sala de troféus, a Raposa é a maior campeã da história da competição nacional. O Bahia é o outro fora de elite.

Na terceira fase, diversos times de divisões inferiores se apresentaram como possíveis surpresas. O Distrito Federal, por exemplo, voltou a ter dois times juntos na terceira fase: o Ceilândia acabou eliminado pelo Botafogo, enquanto o Brasiliense está em desvantagem contra o Atlético-MG. Tombense, Vila Nova, Azuriz, Portuguesa-RJ, Vitória, Tocantinópolis, Juazeirense, CSA, Remo e Altos foram as outras zebras que não tiveram vida longa na temporada 2022 da Copa do Brasil.

2022: 14 da Série A do Brasileirão
2021: 10 da Série A do Brasileirão
2020: 13 da Série A do Brasileirão
2019: 12 da Série A do Brasileirão
2018: 12 da Série A do Brasileirão
2017: 12 da Série A do Brasileirão
2016: 11 da Série A do Brasileirão
2015: 13 da Série A do Brasileirão
2014: 10 da Série A do Brasileirão
2013: 13 da Série A do Brasileirão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação