Os guris do Tite

No penúltimo capítulo da série sobre os brazucas da decisão de amanhã, na França, o duelo à parte entre os volantes reserva e titular da Seleção na Copa do Mundo do Qatar. Ex-Real, Fabinho almeja o segundo título continental com blazer do Liverpool. Casemiro joga de terno merengue em nome do penta pessoal

Marcos Paulo Lima
postado em 27/05/2022 00:01

Gaúcho de Caxias do Sul, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, teria todos os motivos para soltar a voz em Seul, na Coreia do Sul, e cantarolar a música O meu guri, de Chico Buarque de Holanda, enquanto estiver com os olhos fixos na tevê assistindo à final da Champions League entre Liverpool e Real Madrid. Diria "olha aí, é o meu guri, para Fabinho, volante reserva da Seleção, e apontaria, também, Casemiro, títularíssimo do Brasil rumo à Copa do Mundo do Qatar. O sucesso dos planos de jogo de Jürgen Klopp e Carlo Ancelotti passa pelos pés de dois cães de guarda longe de serem brucutus. Os xodós dão assistências, fazem gols e funcionam como metrônomos das fases defensiva e ofensiva.

Fabinho é um dos donos do pedaço do meio de campo do Liverpool, mas poderia estar do outro lado na decisão. Sim, ele passou pelo Real Madrid e contou como foi a experiência numa entrevista ao Correio, em 2017. "Depois de um mês no Rio Ave, fui emprestado ao Real Madrid B. Fiz um ano bom lá. De repente, eu estava treinando com Kaká, Di María, Higuaín, Cristiano Ronaldo. Era a minha primeira temporada como profissional. Joguei até um número bom de partidas. A minha estreia como jogador profissional (em 8 de maio de 2013) não aconteceu no Brasil, foi no Real Madrid (contra o Málaga, vitória por 6 x 2, com passe para gol de Di María). O técnico era o José Mourinho", lembra o paulista.

Uma oferta da França, país-sede da final de amanhã, mudou os rumos da carreira dele. "Fui chamado para uma reunião no Real Madrid. Disseram que contavam comigo para continuar na segunda equipe. A partir do meu rendimento, eu poderia subir ou não para o principal. Mas, quando apareceu a proposta do Monaco, as contratações, o projeto do clube para bater de frente com o PSG, eu preferi sair. Acho que tomei a melhor decisão", disse na mesma entrevista. Sim, ele escolheu bem. Brilhou no principado, chamou a atenção do Liverpool e virou um dos pupilos de Jürgen Klopp no clube inglês.

O zelo do técnico alemão com o volante já teve até alfinetadas em Tite. Chateado por ter recebido o jogador lesionado em uma das convocações da Seleção, provocou: "Não sei se o Tite está tão preocupado, porque ele nunca o coloca para jogar. Então, provavelmente ele só não vai ficar sentado no banco nos próximos três jogos da Seleção", ironizou.

Casemiro não se restringe ao papel de volante. Especialista em chutes de longa distância, mudou a história da final de 2017 contra a Juventus com um míssil de fora da área contra a Juventus. A final estava empatada por 1 x 1. O gol chute desviou na defesa da Velha Senhora no meio do caminho, traiu Buffon e entrou no cantinho direito. O lance desarticulo o time italiano e o Real impôs goleada por 4 x 1, em Cardiff, no País de Gales.

Respeitadíssimo por esse e outros lances inesquecíveis, Casemiro é um dos oito jogadores do plantel na iminência de conquistar a Orelhuda pela quinta vez com a camisa merengue. Os outros são os laterais Carvajal e Marcelo, o zagueiro Nacho, os meias Modric e Isco, e os atacante Bale e Benzema.

Meia dos bons nos tempos de jogador e volante nas horas vagas, o técnico Carlo Ancelotti é um apaixonado pelo futebol de Casemiro. O brasileiro se encaixa perfeitamente nos conceitos do italiano. "Se procurarmos no mercado por uma cópia de Casemiro, cometeremos um erro. Não há nenhum no futebol mundial. Ele é único", elogiou o comandante.

A opinião não era essa na decisão de 2014. Naquela conquista, Ancelotti sequer relacionou Casemiro para o banco de reservas contra o Atlético de Madrid, em Lisboa. O cara da posição era o alemão Khedira. Casemiro não se intimidou. Festejou a conquista como se tivesse atuado em todos os minutos do tempo normal e da prorrogação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação