Do gol ao drible

No capítulo final da série "Os brazucas", o poder de influência do paredão Alisson sob a trave do Liverpool e do atrevido Vinicius Junior no ataque do Real Madrid, na mais brasileira das decisões da Liga dos Campeões

Marcos Paulo Lima
postado em 28/05/2022 00:01

Um ostentou prêmio de melhor do mundo na posição em 2019. O outro ouviu do badalado parceiro de ataque no Real Madrid que está chegando lá e figura entre os cinco melhores do planeta. Com coadjuvantes do goleiro Alisson ao ponta-esquerda Vinicius Junior na final de hoje da Liga dos Campeões da Europa, às 16h, no Stade de France, em Saint-Denis, na França, o Correio encerra a série "Os Brazucas" na decisão mais verde-amarela da história do torneio.

As prévias da final indicam cinco jogadores brasileiros nas formações iniciais de Liverpol e Real Madrid. Alisson e Fabinho no lado vermelho da força; e Casemiro, Éder Militão e Vinicius Junior no branco. Nunca antes na história do torneio um país de fora do Velho Mundo esteve tão representado nas escalações iniciais. Além deles, Firmino pode pintar no time inglês. Rodrygo e Marcelo, no merengue. Filho de Mazinho, campeão da Copa de 1994, o ítalo-brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara é dúvida. Preparador de goleiros dos Reds, Taffarel obviamente não entrará em campo.

Eleito número 1 do mundo em 2019 na posição, Alisson tentará parar a melhor dupla de ataque do planeta. O Real Madrid tem 118 gols na temporada. Benzema e Vinicius Junior são responsáveis por 65 — 55%. Eles que se cuidem. O antidoto do Liverpool também impõe senhora estatística. O gaúcho de Novo Hamburgo sofreu 37 gols em 53 exibições na temporada, ou seja, uma média inferior a 1. Para ser exato, 0,69. Alisson dá assistência para gol e, quando necessário, balança a rede, como fez no ano passado.

Melhor brasileiro na Europa nesta temporada, Vinicius Junior fez 21 gols e deu 16 assistências. Referência do país lá fora, Neymar fechou com 13 bolas na rede e oito assistências. Nenhum brasileiro foi mais artilheiro do que Vini na comparação entre as cinco principais ligas.

Benzema rendeu-se à cria do Flamengo. "Ele é jovem de idade, mas não de campo, e já tem mais de 100 partidas. Não falam de Vinícius como o melhor jogador do mundo e ele está no top cinco. Tem que focar na partida, pois pode ganhar o jogo sozinho. Tem potencial para ser ainda mais decisivo. Se conseguir se concentrar mais, pode fazer mais gols e dar mais assistências", elogiou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação