VÔLEI

Macris assume liderança na seleção feminina de vôlei: "Exigência muito grande"

Medalhista de prata nos Jogos Tóquio-2020, a levantadora tem a missão de auxiliar o técnico Zé Roberto Guimarães no novo ciclo olímpico. Brasil enfrenta a Alemanha nesta terça-feira (31/5), na estreia pela Liga das Nações

Victor Parrini*
postado em 30/05/2022 18:29
 (crédito: Angela Weiss/AFP)
(crédito: Angela Weiss/AFP)

Dona de um vasto currículo, com títulos de Superliga e Sul-Americano, a levantadora Macris agora é encarregada de uma nova missão: liderar o renovado grupo da seleção feminina de vôlei. Ela é uma das peças-chave para o elenco comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, que estreia na primeira etapa da Liga das Nações nesta terça-feira (31/5), às 19h, contra a Alemanha.

Macris será essencial para a sequência do ciclo que visa os Jogos Olímpicos Paris-2024. Além da paulista de Santo André, apenas a levantadora Roberta e a ponta Ana Cristina estiveram presentes na campanha de prata em Tóquio-2020.

“É uma alegria vestir a camisa do Brasil. Também tento aproveitar a energia da juventude para, juntas, encontrarmos a melhor sintonia. Temos que focar sempre no lugar mais alto do pódio e isso faz com que a gente esteja em movimento constante. O nível é alto e a exigência é muito grande”, diz Macris.

No atual grupo, a experiência contrasta com a juventude. As centrais Diana e Lorena, a ponteira Karina e a oposta Kisy disputarão a primeira competição pela adulta.

"Quero aproveitar a oportunidade de ser uma das mais experientes para auxiliar as jogadoras mais jovens. “Temos um grupo motivado e isso é o mais importante. É fundamental querer estar na seleção brasileira e ter orgulho de vestir a camisa do Brasil”, afirma a levantadora.

Destaque brasileiro na última edição dos Jogos Olímpicos e peça importante na era vitoriosa do Minas, Macris resolveu seguir novos rumos ao fechar com Fenerbahçe, da Turquia. Porém, antes da nova jornada, a jogadora de 33 anos se mostrada focada na primeira etapa da Liga das Nações, com a Alemanha como primeiro desafio.

“A Alemanha é uma equipe alta que joga com velocidade. Vamos precisar ter muita atenção. Vai ser nossa partida de estreia e muitas jogadoras jovens vão viver isso pela primeira vez”, conta. “Pelo trabalho que tem sido feito, vamos chegar confiantes. Faz muita diferença quando cada uma se propõe a fazer o seu melhor em função do grupo”, destaca Macris.

Programe-se

Liga das Nações
Brasil x Alemanha
Quando: terça-feira (31/5), às 19h
Onde: Shreverport-Bossier City (EUA)
Transmissão: SporTV2

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação