A modernidade de Bruno Guimarães

Correio Braziliense
postado em 01/06/2022 00:01

Os últimos cinco campeões da Copa do Mundo têm em comum a versatilidade dos homens do meio de campo. Kléberson arrumou o Brasil na campanha do penta, em 2002. Pirlo deu ritmo ao tetra da Itália em 2006. Xavi Iniesta funcionavam como metrônomos da Espanha no título inédito de 2010. Khedira, Schweinsteiger e Toni Kroos matavam os adversários da Alemanha de inveja em 2014. Pogba e Matuidi eram os homens surpresa da França na conquista da atual proprietária da taça, na Rússia. Medalha de ouro nos Jogos de Tóquio-2020, Aos 24 anos, Bruno Guimarães é o candidato a coringa de Tite no Qatar em busca do hexa.

Amanhã, o jogador do Newcastle será titular no país em que Kléberson entrou no time para não mais sair em 2002. Revelado pelo Athletico-PR, como Guimarães, ganhou a posição do hoje coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista, na vitória por 2 x 0 contra a Bélgica e conquistou Felipão.

Questionado, ontem, pelo Correio se está pronto para ser um "Kléberson da vida" na Copa do Qatar, Bruno Guimarães foi seguro na resposta. "Acredito que sim. Tenho feito os meus golzinhos, pisando bastante na área também. Meu momento é bom e estou pronto para isso. Estou muito confiante por tudo o que vem acontecendo", disse.

Contratado na janela de transferências do meio do ano pelo Newcastle por R$ 312 milhões na cotação da época, o carioca é nono brasileiro mais caro da história. Na temporada passada, fez cinco gols e deu seis assistências somando os desempenhos no ex-clube dele, o Lyon e no time inglês em 2021/2022.

No mesmo período, balançou a rede uma vez com a camisa da Seleção e foi responsável por dois passes para gol. Perguntado sobre quem a inspiração dele entre os astros do meio de campo das cinco seleções campeãs da Copa no século, Bruno Guimarães apontou dois heróis da Espanha em 2010: "Iniesta e Xavi. Sou muito fã dos dois."

Com as ausências de Casemiro e de Fabinho na partida devido ao desgaste provocado pela final da Champions League no último sábado, Bruno Guimarães deve atuar no papel de primeiro volante. A tendência é de que Fred seja liberado para apoiar o ataque. "Trato cada jogo como uma oportunidade única. Desde pequeno, eu sempre quis vestir a camisa da Seleção. Tendo mais uma oportunidade, quero mostrar o meu melhor. Sei que está na reta final para decidir quem vai para a Copa, cada jogo é muito importante. Para mim, apesar de ser amistoso, é como final de Copa", considera o candidato a "Kléberson" do Tite em 2022. (MPL)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação