À altura da Coreia do Sul

Ex-Cruzeiro Paulo Bento é o responsável por consolidar evolução do adversário de amanhã do Brasil. País é vice-campeão do Mundial Sub-20

Marcos Paulo Lima
postado em 01/06/2022 00:01
 (crédito: GIUSEPPE CACACE)
(crédito: GIUSEPPE CACACE)

Alguns técnicos estrangeiros podem ter falhado na passagem pelo futebol brasileiro, mas a experiência em solo tupiniquim abriu portas de emprego em seleções. Ex-Palmeiras, Ricardo Gareca levou o Peru à Copa de 2018 e está na repescagem das Eliminatórias para 2022. Vice da Copa Sul-Americana pelo Flamengo em 2017, Reinaldo Rueda comandou Chile e Colômbia recentemente. Juan Carlos Osorio abriu mão do São Paulo pelo México e disputou o Mundial da Rússia. Demitido pelo Cruzeiro em 2016 com quatro vitórias, três empates e oito derrotas em 15 jogos em 2016, o português Paulo Bento comanda a Coreia do Sul, adversária do Brasil no amistoso de amanhã, às 8h (de Brasília), no Seul World Cup Stadium.

Paulo Bento assumiu a Coreia do Sul em 17 de agosto de 2018 e cumpriu parte da missão. Eliminado nas quartas de final da Copa da Ásia, em 2019, classificou a seleção para a décima participação consecutiva na Copa do Mundo. Há algo mais por fazer.

A Coreia do Sul não conquista título desde a Copa da Ásia de 1960. A meta é sair da abstinência em 2023. Enquanto isso, Paulo Bento precisa tratar com carinho uma geração promissora. A Coreia do Sul é atual vice-campeã do Mundial Sub-20. Em 2019, decidiu o título contra a Ucrânia, na Polônia. A seleção avançou em segundo lugar na fase de grupos, atrás da Argentina. A chave tinha, ainda, Portugal e África do Sul. Na fase de mata-mata, superou Japão, Senegal, Equador e perdeu o caneco por 3 x 1 para a Ucrânia.

Dos 21 convocados por Chung Jung-yong, 17 eram jogadores de times sul-coreanos. Quatro estavam empregados no exterior à época: o camisa 10 Lee Kang-in (Valencia), o defensor Kim Hyun-woo (Dínamo de Zagreb), o meia Kim Jung-min (FC Lievering) e o goleiro Choi Min-soo (Hamburgo). Essa é a geração que desperta o sonho de grandeza sul-coreano. A meta é no mínimo igualar a campanha de 20 anos atrás. Anfitriã da Copa em parceria com o Japão em 2002, a Coreia do Sul chegou às semifinais e fechou o torneio em quarto lugar sob a batuta do holandês Guus Hiddink. A onda vermelha acabou nas semifinais da Copa contra a Alemanha — derrotada pelo Brasil na final.

Um vice-campeão do Mundial Sub-20 de 2019 consta na convocação para o amistoso de amanhã contra o Brasil. O atacante Um Won-sang, de 23 anos, acumula milhas sob a batuta de Paulo Bento. Em 2019, outras duas joias foram chamadas na derrota por 3 x 0 para o Brasil: o meia Lee Kang-in e o zagueiro Lee Jae-Ik. Outros integrantes da geração devem figurar no ciclo para o Mundial de 2026.

Quer outras provas da evolução? Medalhistas de bronze nos Jogos de Londres-2012 foram à Rússia, em 2018, e irão ao Qatar. Artilheiro do Campeonato Inglês com 23 gols ao lado de Salah, o atacante Son (Tottenham) terá o poder de fogo explorado de outra forma amanhã. "Vai ser difícil dar-lhe liberdade. Com o Brasil, vai ser diferente. Temos de defender, passar mais tempo lá atrás", adverte o conformado Paulo Bento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação