Vôlei

Um teste de muita pressão

De olho na Liga das Nações, Brasil faz jogo equilibrado com o Japão, mas perde em Taguatinga

Danilo Queiroz
postado em 03/06/2022 00:01

Não é segredo para ninguém que a Seleção Brasileira masculina de vôlei está passando por um processo de renovação. Neste mês, o time de caras novas terá uma prova de fogo na Liga das Nações, com etapa marcada para Brasília de 7 a 12 de junho. Ontem, no Ginásio do Sesi, em Taguatinga, o time canarinho teve um teste de bastante pressão na preparação para o torneio internacional. Diante de um Japão em ritmo intenso, o time brasileiro acabou sucumbindo por 3 sets a 0, parciais de 19/25, 37/39.

Antes mesmo de a bola subir em Taguatinga, o técnico Renan Dal Zotto deixou clara a ideia de aproveitar os dois amistosos contra os japoneses — o segundo será no domingo, no mesmo palco, às 10h — para dar rodagem ao grupo convocado para a Liga das Nações. Nomes experientes como Bruninho, Lucarelli, Leal e Lucão estão em Brasília, mas não foram relacionados para entrar em quadra, ontem, no tropeço em Taguatinga.

Rival da Seleção Brasileira nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Japão veio ao Distrito Federal com alguns nomes presentes no enfrentamento com vitória canarinho. O ritmo forte imposto pelo entrosamento nipônico ofereceu aos brasileiros um teste de alto nível. Mesmo com a derrota, a equipe de Dal Zotto realizou um duelo de diversos momentos de equilíbrio com os asiáticos, principalmente no interminável segundo set de trocações na quadra do ginásio do Sesi.

No primeiro set, os japoneses aproveitaram os erros do Brasil para descolar do equilíbrio e vencer por 25/19. A segunda parcial exigiu bastante das duas equipes. Com incríveis trocações de pontos, brasileiros e japoneses pareciam incansáveis e levaram a disputa longe, até os visitantes vencerem por 39/37. Na reta final do jogo, os nipônicos conseguiram abrir vantagens mais confortáveis e mantiveram o nível até garantir a vitória em Taguatinga.

De volta à Seleção Brasileira após cirurgia, o oposto Alan tentou tirar pontos positivos do compromisso-teste da equipe. "Valeu muito. Amistoso é muito bom. Quando a gente perde, vale para enxergar o que estamos errando", ressaltou, observando as renovações na equipe promovidas pelo técnico Dal Zotto.

"Muita gente nova e o time ficou um pouco nervoso. O Japão jogou muito bem. Não é um resultado que a gente queria, mas é bom para saber o que podemos mudar porque a Liga das Nações está aqui na porta. No próximo amistoso, a gente deve entrar com um time mais completo porque toda a equipe tem que rodar", destacou o oposto, em entrevista ao SporTV.

Com 10 anos de experiência na Seleção Brasileira — fez o primeiro jogo na equipe adulta aos 19 anos —, o ponta Lucarelli avaliou a experiência de renovação como positiva. "O Japão é um grande time e vem jogando muito bem. Para a gente, é muito bom jogar com eles nesses amistosos. Fico muito feliz em ver os meninos. Todos mereceram essa convocação. Fizeram uma temporada incrível. Daqui para frente, é só melhorar", avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação