FUTEBOL CANDANGO

Segunda Divisão do Candangão 2022 terá recorde de times na briga pelo acesso

Ao todo, 14 clubes do futebol local indicaram interesse em jogar a competição que dará duas vagas no Candangão 2023. Torneio está previsto para ser realizado entre 23 de julho e 4 de setembro

Danilo Queiroz
postado em 06/06/2022 21:13 / atualizado em 07/06/2022 14:43
 (crédito: Alan Rones Fotografia)
(crédito: Alan Rones Fotografia)

As duas vagas disponíveis na elite do futebol local na temporada de 2023 serão disputadas sob muita concorrência na Segunda Divisão do Campeonato Candango. Com o término do período de indicação de participação no torneio no início da noite desta segunda-feira (6/6), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) recebeu inscrições de 14 equipes para a competição, marcada para ser jogada nos gramados da capital entre os meses de julho e setembro.

A extensa lista de participantes é composta por times tradicionais do futebol do Distrito Federal. Se não houver desistência de última hora, Botafogo-DF, Cruzeiro-DF, Samambaia, Sesp/Samambaense, Planaltina, Real Brasília, Legião, Grêmio Valparaíso, Grêmio Brazlândia, CFZ, Aruc, Sobradinho, Bolamense e Ceilandense. Dos rebaixados na última temporada do Candangão, apenas o Formosa não preencheu o termo de inscrição para jogar o campeonato da FFDF.

Os mais tradicionais na disputa são CFZ e Sobradinho. A filial do clube de Zico foi campeão da primeira divisão do Candangão em 2002, enquanto o Leão da Serra levantou três taças: 1985, 1986 e 2018. Outra equipe de maior pompa é o Real Brasília, cujo o time de futebol feminino disputa a Série A1 do Campeonato Brasileiro. O Grêmio Valparaíso, por sua vez, está de volta aos certames profissionais da FFDF após alguns anos fora de cena.

Ao Correio, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, ressaltou a importância de ter uma quantidade maior de equipes envolvidas na Segunda Divisão. "As expectativas são boas. É um campeonato que nunca teve essa quantidade de clubes participando. Não só a Segunda Divisão, mas também o Juniores, que deu 18 equipes. Então, acho que isso é um fruto de um trabalho em conjunto, federação e clubes, tentando se organizar e se profissionalizar mais ainda", enfatizou.

O mandatário da entidade local ainda destacou os ganhos que o feito proporciona para o esporte do Distrito Federal. "É tentar incentivar que os clubes participem desde o sub-11 até o profissional. Que se mantenham em atividade. Isso é bom para eles, bom para o futebol de Brasília. É importante fazer um campeonato com 14 clubes. Vamos trabalhar para tentar fazer um torneio melhor que nos anos anteriores, com mais organização ainda", garantiu.

O número de participantes será o maior desde a criação do torneio de segundo escalão do futebol candango. O recorde anterior pertencia à temporada de 2004. Na ocasião, 13 times tentaram chegar ao grupo de elite do Distrito Federal. Assim como em 2022, a fórmula de disputa da competição local também contemplava apenas dois times na primeira divisão. Paranoá e Santa Maria foram as equipes que conseguiram cumprir o objetivo.

No calendário oficial da FFDF, a Segunda Divisão do Candangão tem 12 datas reservadas entre 23 de julho e 4 de setembro. Detalhes como a fórmula de disputa e o regulamento da competição na temporada 2022 serão definidos na próxima quarta-feira (8/6), às 10h30, quando a entidade máxima do futebol local realizará a reunião do Conselho Arbitral do torneio com a presença dos dirigentes dos 14 possíveis participantes da disputa.

Times da Segundinha de 2022

- Aruc
- Bolamense
- Botafogo-DF
- Ceilandense
- CFZ
- Cruzeiro-DF
- Grêmio Brazlândia
- Grêmio Valparaíso
- Legião
- Planaltina
- Real Brasília
- Samambaia
- Sesp/Samambaense
- Sobradinho

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação