Sinais do apocalipse

Em mais uma partida sem vencer o Bragantino, Flamengo vê pressão sobre o técnico Paulo Sousa subir. Português trilha caminho perigoso atravessado por ex-treinadores rubro-negros nos processos de saída do clube carioca

Danilo Queiroz
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)
(crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

O fio que sustenta o técnico Paulo Sousa no comando do Flamengo perdeu outra fibra ontem. Em mais uma atuação de baixo nível, sem criatividade ofensiva e vulnerável defensivamente, o rubro-negro foi derrotado pelo Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, por 1 x 0. O tropeço com nova apresentação instável deixa o time a equipe mais perto da zona de rebaixamento do que da liderança da Série A do Campeonato Brasileiro e o português ainda mais ameaçado no comando do clube carioca.

A situação do atual treinador tem uma mistura de características que levaram às demissões dos antecessores do português no cargo. Domenec Torrent foi dispensado após duas derrotas seguidas. Rogério Ceni enfrentou um processo crescente de desgaste e isolamento. Renato Gaúcho caiu pelos problemas causados pela irregularidade tática do time e após perder a Libertadores para o Palmeiras. Paulo Sousa, vice da Supercopa, do Carioca e sem padrão no Brasileirão, percorre um caminho perigoso no Ninho do Urubu.

O palco e o adversário do jogo de ontem também não traziam as melhores lembranças para o Flamengo. Desde o retorno do Bragantino à Série A do Brasileirão, em 2020, o rubro-negro não conseguiu sair vencedor. Em cinco jogos, foram três empates e duas derrotas. Em um panorama geral, a vitória dos cariocas sobre os paulistas não acontece há 26 anos. O último triunfo foi em abril de 1996 pelo Brasileirão.

A falta lateral cobrada por Andreas Pereira em direção à lua no último lance do primeiro tempo foi o retrato da apatia do Flamengo nos 45 minutos iniciais. Mesmo atravessando má-fase, o Bragantino se fez presente no campo ofensivo até abrir o placar. Após desvio na zaga, a bola subiu e encontrou a cabeça de Lucas Cândido. Hurtado chegou a marcar o segundo, mas o lance nasceu de uma jogada com impedimento. A melhor chance rubro-negra foi perdida foi Vitinho de frente para o gol.

No segundo tempo, o Bragantino colocou uma bola na trave e o Flamengo flertou com o alívio, mas teve um pênalti desmarcado por impedimento na origem do lance. No terço final do jogo, o rubro-negro ficou com um a mais quando Lucas Cândido foi expulso por agressão. No melhor estilo arame liso, o time carioca não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e não evoluiu nem com as substituições efetuadas por Paulo Sousa. No fim, amargou mais uma derrota no Brasileirão.

Em tom irônico, a torcida do Bragantino terminou o jogo cantando "fica Paulo Sousa", enquanto os rubro-negros voltaram a vaiar e protestar. "Há coisas que não posso controlar e essas são as que menos gasto energia. Tudo aquilo que se comenta, ou se escreve, é algo que não posso controlar. Meu foco é analisar nossos rivais. Nós temos que evoluir muito. Estou centrado em tudo que posso fazer com todo meu coração e minha sabedoria para fazer aquilo que o Flamengo merece", destacou o português, que tem mais uma "final" no sábado contra o Internacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação