VÔLEI

Em jogo apático, Brasil perde para China pela Liga das Nações

Irreconhecível, a seleção brasileira teve bastante dificuldade na partida e acabou sendo derrotada pelos asiáticos por 3x0

Arthur de Souza
postado em 12/06/2022 12:03 / atualizado em 12/06/2022 13:32
Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

Depois de perder para os Estados Unidos, a seleção brasileira de vôlei jogou sua última partida no Distrito Federal pela Liga das Nações masculina. O time do técnico Renan Dal Zotto enfrentou a China, que ainda não havia vencido na competição, na manhã deste domingo (12/6). Em um jogo apático, a seleção não conseguiu quebrar o passe chinês, que ficou com a vitória por 3x0, parciais de 25/23, 31/29 e 25/23. O camisa 22 da China, Zhang J.Y., foi o grande destaque, com 25 pontos.

  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Brasil e China. Liga das Nações. Ginásio Nilson Nelson. 12/6/2022 Ed Alves/CB/D.A. Press

O jogo

Repetindo a tônica do jogo contra os EUA, a seleção brasileira começou o primeiro set errando saques, algo determinante para que a China chegasse na parada obrigatória na frente por 12/9. Na volta, o saque e o bloqueio dos asiáticos passaram a encaixar, fazendo com que eles abrissem vantagem de 17/12. O Brasil estava com o passe muito quebrado no primeiro set, dificultando a virada de bola. Quando o placar apontava 21/16, Lucão conseguiu uma boa sequência de saques e deixou a diferença em dois pontos, 22/20. A partir daí, os chineses mantiveram a frente e fecharam o set em 25/23.

A parcial seguinte teve mais um início complicado para o Brasil, que não conseguia quebrar o passe adversário. Com isso, os chineses rodavam a bola com tranquilidade e foram para o tempo técnico obrigatório em vantagem, 12/9. A diferença se manteve até o Brasil acertar bons bloqueios e empatar o placar em 16/16. Depois disso, Lucão voltou a sacar bem e a seleção abriu 19/17, obrigando um pedido de tempo do adversário. Os chineses voltaram da parada aproveitando erros do Brasil e empataram em 20/20. Dessa vez, Renan foi quem parou o jogo. No set em que detalhes tomaram conta, um bom saque chinês definiu o placar em 31/29.

Sentindo o baque da derrota nas duas primeiras parciais, o Brasil viu os chineses abrirem 3/0 no início do terceiro set. Novamente, Lucão entrou no saque quando o placar apontava 11/9 e o Brasil virou, indo para o tempo técnico obrigatório em vantagem, 12/11. A partir daí, o jogo ficou equilibrado, com as duas equipes conseguindo rodar a bola. Lucão voltou para o saque e o Brasil fez 21/19, obrigando um pedido de tempo da China. Depois de um grande bloqueio chinês, o time asiático diminuiu para 22/21 e foi a vez de Renan parar o jogo para tentar organizar o time. Na volta, a China conseguiu bons pontos de bloqueio, virou e fechou o set por 25/23.

Próximos jogos do Brasil

Com o resultado, o Brasil se despede de Brasília com duas vitórias e duas derrotas. A seleção agora foca nos treinamentos para a próxima sequência de jogos da Liga das Nações, que acontece na Bulgária. O time verde e amarelo vai encarar a Polônia no dia 22 de junho. A primeira fase da Liga das Nações é disputada durante três semanas, com quatro jogos para cada uma das 16 seleções divididas em dois grupos. As oito melhores avançam à fase final, que acontecerá em Bolonha, na Itália.

Outras partidas deste domingo (12/6)

» No Canadá
França x Polônia - 12h*
Argentina x Itália - 15h*
Bulgária x Canadá - 18h*

» Em Brasília
Irã x Japão - 13h*
Holanda x Austrália - 16h*

*horário de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação