Amor que não se mede

Fã da Seleção encara viagem de Santarém (PA) a Brasília para realizar o sonho de ver a trupe de Zé Roberto em quadra e elas não decepcionam: virada por 3 sets a 1 contra Turquia inicia série de duelos contra potências europeias na Liga das Nações

Júlia Eleutério
postado em 16/06/2022 00:01
 (crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
(crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Mais de 2,5 mil km não impediram que o administrador Jefferson Rocha, 33 anos, realizasse o sonho de assistir a um jogo de vôlei do Brasil. Acompanhado da esposa Marcela Rocha e dos dois filhos pequenos, Jefferson encarou mais de 10 horas entre voos e escalas até chegar na capital federal a tempo de ver a estreia da Seleção feminina no Ginásio Nilson Nelson, ontem, com vitória de virada por 3 sets a 1 na segunda semana da Liga das Nações. "É um sonho estar aqui. Estou emocionado e todo arrepiado ao ver a torcida", contou o paraense de Santarém, sorridente e encantado com a realização.

Jefferson comentou que a paixão pela modalidade é antiga e sempre quis ver de perto. Ao saber que a Liga das Nações seria disputada no DF, não pensou duas vezes e se organizou para vir. "Eu queria ter chegado a tempo de ver a seleção masculina jogar também, mas só de estar aqui e ver a feminina, sinto-me realizado", disse o torcedor, abraçado com a bandeira do estado de origem e pose de comentarista. "A seleção turca é difícil, elas são fortes, mas a gente vai ganhar", indicava o paraense, que assistirá a todos os jogos da seleção feminina. Hoje, o time volta à quadra contra a Holanda, às 21h.

Ontem, a equipe do técnico José Roberto Guimarães começou a partida contra a Turquia com dificuldade de acertar os passes e atacar a seleção turca, que iniciou o set atenta. Em um jogo cheio de emoções e poucos erros de saque, ambas as equipes tiveram ataques precisos. As brasileiras se destacaram com um bloqueio forte. Perdendo a primeira parcial, o Brasil conseguiu uma virada emocionante no segundo set e ganhou confiança para os seguintes e venceu por 25/19, 25/23, 25/23 e 25/23.

O Brasil começou o primeiro set perdendo para a seleção turca, que abriu uma leve vantagem logo no início. Sem deixar abalar pela estreia, as jogadoras brasileiras foram buscar ponto a ponto na tentativa de levar o set. O bloqueio da equipe nacional funcionou bem na disputa com cinco bloqueios contra apenas dois da seleção adversária. No entanto, as turcas aumentaram a vantagem para seis pontos, mantendo um ataque forte, que mesmo o bloqueio brasileiro dando trabalho, não conseguiu segurar.

Repetindo o set anterior, as anfitriãs tiveram um início difícil. No segundo tempo, o ataque e o bloqueio das asiáticas não deram descanso para as brasileiras, fazendo com que as turcas abrissem novamente vantagem de cinco pontos. O Brasil estava com dificuldade de encaixar os passes e pontuar. O placar marcava 10/5, quando José Roberto solicitou tempo. No retorno, as brasileiras iniciaram uma reação e encurtaram a diferença para 20/19. A partir daí, a seleção verde-amarela acertou o passe e conseguiu uma virada emocionante, fechando o set em 25/23 após erro de saque da camisa 99 turca.

Força mental

Em um terceiro set disputado ponto a ponto, as turcas marcaram primeiro, mas as brasileiras viraram rapidamente com um bloqueio forte. A parcial foi apertada. Com um rally longo, o Brasil se à frente por dois pontos antes da parada e levantou a torcida. As medalhistas de prataem Tóquio-2021 abriram vantagem de três pontos sobre as turcas, que não se abalaram e viraram o set em 20/19. Mostrando garra e determinação, a equipe de José Roberto ganhou a parcial por 25/23, repetindo o anterior.

Com duas vitórias parciais em sets, o Brasil foi para o quarto período mantendo o visto nos anteriores. Novamente disputado ponto a ponto, as seleções se intercalaram no placar. O ataque encaixado e preciso das brasileiras junto com o bloqueio que funcionou bem desde sets anteriores foi determinante para que a equipe de Zé Roberto abrisse vantagem de 17/14 no meio da quarta parcial. Otimistas, as asiáticas encostaram na pontuação, mas não foi suficiente para tirar o set do Brasil, levando a arena à loucura.

Esta é a segunda etapa da fase classificatória da Liga. A equipe de José Roberto Guimarães encara também a Holanda, Itália e Sérvia. As adversárias são as quatro semifinalistas do Campeonato Europeu de 2021.

A primeira etapa aconteceu nos Estados Unidos. O Brasil venceu três dos quatro jogos que disputou, perdendo apenas para a seleção anfitriã. A fase final, que será disputada em Ancara (Turquia), será formada pelas oito melhores equipes da fase classificatória. O Brasil está na quarta posição na classificação da Liga Mundial, com 12 pontos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação