VÔLEI

Brasil conquista segunda vitória na Liga das Nações em jogo contra a Holanda

Seleção verde e amarela encaixou os passes e conseguiu ganhar, sem muitas dificuldades, por 3 x 0 da equipe europeia. Time folga na sexta-feira (17/6) e volta à quadra no sábado (18/6), às 15h, contra a Itália

Júlia Eleutério
postado em 16/06/2022 22:45 / atualizado em 16/06/2022 23:30
 (crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
(crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Sem o nervosismo da estreia, a Seleção Brasileira de vôlei feminino ganhou por 3 x 0 no jogo contra a Holanda pela Liga das Nações, em Brasília. Ao contrário da partida anterior, as brasileiras estavam mostrando sintonia em quadra desde o primeiro lance na noite desta quinta-feira (16/6), no Ginásio Nilson Nelson. A equipe do técnico Zé Roberto Guimarães manteve o bloqueio forte visto na disputa contra a Turquia e ajustou os passes. Com isso, o time nacional construiu a vitória diante da equipe europeias com excelentes parciais de 25/16, 25/15 e 25/23.

Com o ataque encaixado e boas recepções, o Brasil começou o primeiro set ganhando bem da seleção holandesa. As europeias estavam com dificuldade de derrubar a bola na quadra no time nacional. De cara, a seleção verde e amarela abriu uma bela vantagem de 10/2 e aproveitava os erros adversários. Após a parada obrigatória, a equipe da Holanda voltou mais atenta para a partida, mas não foi o suficiente para alcançar a vantagem construída pelas brasileiras que levaram o set por 25/16.

Mais organizada, a seleção europeia iniciou o segundo set na frente, mas a vantagem não durou muito tempo. As brasileiras estavam com sede de vitória e não deixaram o time holandês crescer na partida. A líbero Nyeme pegou várias bolas difíceis diante do ataque das adversárias. Enquanto Carol e Gabi soltavam o braço nas bolas levantadas para pontuar. Com uma diferença maior no placar, a seleção do Brasil ganhou a segunda parcial por 25/15.

Brasília (DF) - 16.06.2022 - Brasil x Holanda - Liga das Nações feminina
Brasília (DF) - 16.06.2022 - Brasil x Holanda - Liga das Nações feminina (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Com erros de saque para os dois lados logo no início do terceiro set, as seleções disputaram ponto a ponto do que seria a última parcial. O Brasil continuou a fazer boas defesas. Para delírio da torcida, a central Carol marcou um ace, abrindo uma vantagem de três pontos, que logo foi equiparada pelas holandesas em 13/13. A equipe europeia conseguiu virar em 21/19. O técnico José Roberto pediu um tempo para reorganizar as jogadoras. A camisa 16 e oposta Kisy seguiu firme nos bloqueios e, mesmo com o placar apertado, a equipe retomou o foco e levou o último set por 25/23.

A ponteira da seleção brasileira Priscila Daroit ressaltou que, apesar da vitória mais tranquila sobre as holandesas, não existe jogo fácil. "A gente sabe da dificuldade que é. Essa está sendo uma etapa complicada, mas a gente está conseguindo se sair bem", comentou a atleta, pensando na preparação para as próximas duas partidas. "Com certeza, sábado e domingo vão ser jogos muito difíceis e diferentes. A partir de amanhã (sexta-feira), a gente já vai começar a estudar a forma de jogo e vamos treinar forte para sábado entrar com tudo contra a Itália e domingo, Sérvia", destacou Daroit.

Assim como Daroit, Kisy avaliou que não tem jogo tranquilo na caminhada em Brasília. "Na hora que apertar, a gente precisa mostrar o nosso melhor", comentou a jogadora, em referência ao último set disputado na partida. "Vitória importante, mas já ir para casa descansar, porque no sábado já tem outra pauleira. A gente precisa estudar bem e estar bem preparadas", completou a oposta sobre os passos seguintes da seleção.

Armando Silva e Wilson Silva acompanharam todos os jogos da etapa de Brasília da Liga das Nações no Nilson Nelson
Armando Silva e Wilson Silva acompanharam todos os jogos da etapa de Brasília da Liga das Nações no Nilson Nelson (foto: Júlia Eleutério/CB/DA Press)

Oportunidade não se perde

Encantando com a atmosfera no Ginásio Nilson Nelson, o servidor da saúde Armando Silva, 55 anos, não perdeu um jogo sequer da Liga Nações, tanto da etapa masculina como da feminina. "Eu amo vôlei e uma oportunidade como essa, tão perto de casa e na nossa cidade, não tinha como perder", contou o morador da Asa Sul. "Sempre gostei da modalidade porque é isso aqui que a gente vê: tranquilidade. Tem desde idoso a bebê e todos ficam juntos torcendo", destacou.

Além de ver os jogos, Armando mostrou uma alegria contagiante e comentou que assiste aos jogos com roupas que representam as cores das seleções. Na noite de quinta-feira (16/6), vestido de laranja em referência a equipe holandesa, o torcedor estava acompanhado do amigo Wilson Silva, 60 anos, que também entrou na brincadeira. "É uma forma divertida de vir para os jogos. Mesmo cansado do dia de trabalho, venho para o Ginásio e me alegro aqui", disse Armando entre uma foto e outra.

Próximos confrontos

A Itália é o próximo adversário da seleção brasileira nesta segunda etapa da fase classificatória da Liga no Distrito Federal. O jogo ocorrerá às 15h deste sábado (18/6). A equipe de José Roberto encara também a Sérvia às 10h de domingo (19/6). As quatro seleções adversárias do Brasil são semifinalistas do Campeonato Europeu de 2021.

As italianas enfrentaram, na noite desta quinta-feira (16/6), a seleção da República Dominicana. Em um jogo muito disputado, as europeias ganharam por 3 x 2 das dominicanas. Enquanto a Sérvia ganhou de 3x0 com parciais apertadas contra a seleção sul-coreana, tendo um primeiro set de 40/38.

Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer os dois primeiros sets. No terceiro, holandesas endureceram, mas não atrapalharam o triunfo
Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer os dois primeiros sets. No terceiro, holandesas endureceram, mas não atrapalharam o triunfo (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Ligas das Nações

A primeira etapa ocorreu nos Estados Unidos. O Brasil venceu três dos quatro jogos que disputou, perdendo apenas para a seleção anfitriã. A fase final, que será disputada em Ancara (Turquia), será formada pelas oito melhores equipes da fase classificatória. A seleção verde e amarela está na segunda posição.

Para os jogos da Liga das Nações, José Roberto Guimarães selecionou as levantadoras Macris e Roberta; as opostas Rosamaria e Kisy; as centrais Carol, Diana, Lorena e Júlia Kudiess; as ponteiras Gabi, Pri Daroit, Julia Bergmann e Ana Cristina; e as líberos Natinha e Nyeme.

Confira as próximas partidas do Brasil

18/06 – Brasil x Itália, às 15h
19/06 – Brasil x Sérvia, às 10h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Brasília (DF) - 16.06.2022 - Brasil x Holanda - Liga das Nações feminina
    Brasília (DF) - 16.06.2022 - Brasil x Holanda - Liga das Nações feminina Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
  • Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer os dois primeiros sets. No terceiro, holandesas endureceram, mas não atrapalharam o triunfo
    Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer os dois primeiros sets. No terceiro, holandesas endureceram, mas não atrapalharam o triunfo Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
  • Armando Silva e Wilson Silva acompanharam todos os jogos da etapa de Brasília da Liga das Nações no Nilson Nelson
    Armando Silva e Wilson Silva acompanharam todos os jogos da etapa de Brasília da Liga das Nações no Nilson Nelson Foto: Júlia Eleutério/CB/DA Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação