LIGA DAS NAÇÕES

Paredão da vitória: bloqueio garante triunfo do Brasil contra a Sérvia no DF

Bem no fundamento durante todos os sets, a Seleção Brasileira se despediu da etapa de Brasília da Liga das Nações e da torcida brasiliense com boa vitória diante das sérvias no Ginásio Nilson Nelson

Danilo Queiroz
postado em 19/06/2022 11:34 / atualizado em 19/06/2022 11:34
 (crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
(crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A participação da Seleção Brasileira feminina de vôlei na etapa de Brasília da Liga das Nações terminou em grande estilo. Na manhã deste domingo (19/6), o time do técnico Zé Roberto Guimarães se despediu do Ginásio Nilson Nelson e da torcida da capital federal com uma boa vitória diante da Sérvia por 3 sets a 0. Com bloqueio afiado e ataque preciso, o Brasil fez uma apresentação melhor do que a da derrota para a Itália no sábado (18/6) e construiu o triunfo com parciais de 25/21, 25/9 e 25/21.

As duas equipes entraram na quadra brasiliense exatamente com a mesma campanha na competição internacional. As cinco vitórias e duas derrotas de cada time nos primeiros jogos da Liga das Nações indicavam um jogo equilibrado em Brasília. Porém, com uma sintonia no ataque e o bloqueio funcionando extremamente bem nos momentos mais importantes de cada parcial, a equipe tupiniquim se despediu da energia das arquibancadas no Nilson Nelson com mais uma boa vitória.

Brasil x Sérvia pela Liga das Nações no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília
Brasil x Sérvia pela Liga das Nações no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O primeiro set teve tons de equilíbrio, mas o Brasil conseguiu reunir as forças necessárias para não ficar atrás das sérvias no marcados. Com o bloqueio funcionando bem e a torcida se empolgado a cada bola colocada na quadra adversária, o time brasileiro buscava sempre manter uma vantagem confortável no placar. Porém, os erros de definição deixavam a parcial em aberto. No fim, a equipe verde e amarela conseguiu manter o ritmo para largar na frente em Brasília: 25/21.

No segundo set, o triunfo brasileiro começou a ser pavimentado do mesmo jeito do set anterior: através dos bloqueios. Com cinco pontos conquistados dessa maneira, o Brasil rapidamente abriu 8/1. O paredão de defesa tirou a concentração das sérvias e aumentou a confiança das brasileiras no Nilson Nelson. Assim, o time verde e amarelo teve tranquilidade de administrar o andamento da partida. Com as adversários sem reação, a parcial terminou com acachapantes 25/9.

O terceiro set trouxe uma Sérvia diferente e, pela primeira vez, o Brasil se viu atrás do placar, que apontava 5/3. No momento de melhor desempenho na partida, as adversárias conseguiram, enfim, criar dificuldades. Mesmo assim, a equipe da casa foi se organizando e virou em um bloqueio: 13/12. Com erro das rivais, o time brasileiro abriu a primeira margem em um 16/14. O rally de 44 segundos no ponto 17 ampliou a força e a Seleção seguiu em frente para fechar o set em 25/21 e o jogo em 3 x 0.

Brasil x Sérvia pela Liga das Nações no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília
Brasil x Sérvia pela Liga das Nações no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O que vem por aí

Com as duas primeiras etapas da Liga das Nações concluídas com bom desempenho, a Seleção Brasileira se prepara para jogar a terceira e última fase de classificação da competição nacional. Entre 28 de junho e 3 de julho, a equipe do técnico Zé Roberto Guimarães entra em quadra na Bulgária. Bem posicionada na classificação geral, o Brasil deve atuar apenas para confirmar a vaga na parte final da competição internacional, marcada entre 13 e 17 de julho na Turquia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação