COPA DO BRASIL

Corinthians desencanta em clássicos, goleia o Santos e fica perto das quartas

Avassalador, Timão abre 4 x 0 no placar do duelo e vence o primeiro clássico sob o comando de Vítor Pereira e também no ano. A volta acontece em 13 de julho, na Vila Belmiro

Agência Estado
postado em 22/06/2022 23:55 / atualizado em 23/06/2022 00:06
 (crédito: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
(crédito: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

O Corinthians ainda não havia vencido nenhum clássico sob o comando de Vítor Pereira, nem no ano. Nesta quarta-feira (22/6), venceu, e em grande estilo. Massacrou o Santos na Neo Química Arena ao fazer 4 x 0 e dar passo largo em direção às quartas de final da Copa do Brasil. Daqui a três semanas, na Vila, poderá perder por até três gols de diferença.

O time corintiano demorou um pouco para entender como ultrapassar a marcação do Santos. Perdia muitas bolas e não conseguia ocupar o campo do adversário com eficiência. E ainda ficava exposto.

Mas a partir do momento em que o time começou a tocar mais rapidamente a bola, fazer inversões de jogadas e principalmente explorar as beiradas do campo, assumiu totalmente o controle da partida.

O Santos não conseguia marcar as jogadas pelo lado do Corinthians, que passou a levar perigo em lances com a participação de vários jogadores. Róger Guedes perdeu chance incrível ao chutar por cima, da entrada da pequena área, bola cruzada por Mantuan em ataque com participação de Du Queiroz e Fagner; no minuto seguinte, pelo lado esquerdo, Willian tocou para Piton cruzar e Mantuan emendar: 1 a 0.

O detalhe é que tanto na conclusão errada de Guedes como na certa de Mantuan, ambos tiveram amplo espaço para chutar, pois a falha de marcação santista pelos lados - os laterais não tinham cobertura - comprometia o posicionamento defensivo na área.

Fabián Bustos gritava, gesticulava, mas não conseguia acertar o time. A consequência foi nova troca de bola, desta vez pela direita, com Willian - em grande noite -, Fagner cruzou, Du Queiroz concluiu, a bola tocou em Giuliano e entrou.

O jogo tinha apenas 27 minutos. O Santos continuou perdido e o Corinthians criando oportunidades de gol. Assim, o terceiro, marcado por Raul Gustavo de cabeça após escanteio cobrado por Willian, foi algo natural e esperado.

Gustavo Mantuan abriu o placar no primeiro tempo
Gustavo Mantuan abriu o placar no primeiro tempo (foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians )

Na etapa final, Bustos fez várias alterações, mas a situação do Santos não melhorou. Se com ajuda do VAR Marcelo Lima Henrique reviu o pênalti inexistente de Kaiky em Róger Guedes que ele havia marcado, com alerta do VAR o árbitro expulsou Zanocelo por agredir Piton com apenas 15 minutos da etapa.

Com o jogo decidido, Vítor Pereira aproveitou para poupar alguns jogadores - como Willian -, precavendo-se por causa da desgastante sequência de jogos. Mesmo assim, deu para o Corinthians aumentar a vantagem, com mais um gol de Giuliano, após outra boa jogada do ataque.

A partir daí, a Fiel aumentou a festa na arquibancada, aos gritos de "olé" a cada toque na bola do time. E o português Vítor Pereira certamente não vai esquecer sua primeira vitória em clássicos no comando do Corinthians.

Raul Gustavo foi o autor do terceiro gol corintiano em Itaquera
Raul Gustavo foi o autor do terceiro gol corintiano em Itaquera (foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Ficha técnica

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, João Victor (Robert Renan), Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz (Roni), Castillo (Xavier), Giuliano (Matheus Araújo) e Mantuan; Róger Guedes e Willian (Adson). Técnico: Vítor Pereira
Gols: Mantuan, Giuliano (2x) e Raul Gustavo

SANTOS - João Paulo; Lucas Braga, Kaiky, Bauermann e Lucas Pires ( ngelo); Rodrigo Fernández (Camacho), Sandry e Zanocelo; Léo Baptistão (Bruno Oliveira), Marcos Leonardo (Rwan) e Jhojan Julio (Felipe Jonatan). Técnico: Fabián Bustos.
Cartões amarelos: João Paulo, Fabián Bustos e Felipe Jonatas
Cartão vermelho: Zanocelo

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público e renda: 40.624 presentes e R$ 2.424.757.11
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Gustavo Mantuan abriu o placar no primeiro tempo
    Gustavo Mantuan abriu o placar no primeiro tempo Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
  • Alvinegro abriu confortáveis 4 x 0 na partida de ida contra o Santos
    Alvinegro abriu confortáveis 4 x 0 na partida de ida contra o Santos Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação