Passos na direção do sonho olímpico

Correio Braziliense
postado em 26/06/2022 00:01
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A participação da Seleção Brasileira de Saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, tem uma meta final em comum para os brasilienses: uma futura participação nos Jogos Olímpicos. Dos sete integrantes do time que representa o país na competição internacional, Anna Lúcia Santos, Rafael Fogaça e Rafael Borges sonham com a primeira aparição olímpica em Paris-2024. A edição húngara não valerá índice, mas a próxima, em 2023, em Fukuoka, no Japão, proporcionará oportunidades.

Cientes disso, os brasilienses sabem a importância de buscarem evolução desde já. "Esse Mundial é uma experiência para ver também o que está faltando, o que pode melhorar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo ano que vem", vislumbra Anna Lúcia. "Vou dar meu máximo para poder conseguir essa vaga. É um campeonato muito importante para a gente. Por mais que não vá valer para a Olimpíada, o ano que vem vai ter mais um. É buscar melhorar nesse para no próximo estar mais afiado", acrescenta Fogaça. "A meta é estar lá em Paris, em 2024, e acho que essa competição vai servir de experiência", conclui Borges.

Com Tóquio-2020 no currículo, Luana Lira ressalta os benefícios de perseguir a meta. "Em 2016, eu não consegui minha primeira Olimpíada. Continuei treinando e, enfim, fui. É muito bom ir avançando, enxergando os outros e tentar chegar igual", diz. O técnico Ricardo Moreira garante que, hoje, o trabalho já visa Paris. "Tem outros de Brasília com potencial de chegar em 2024 ou 2028. Se hoje o Brasil vem alcançando resultados inéditos, tenho certeza que nos próximos ciclos vamos conseguir mais ainda, quem sabe chegar em condições de brigar por uma medalha olímpica", vislumbra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação