Brasileirão

Retomada do otimismo

Gabigol perde pênalti, mas Flamengo bate América-MG e alivia a pressão. Rubro-negro parte confiante para duelo contra o Tolima, pela Libertadores, na quarta-feira

Em momento turbulento com a torcida, que contou com a companhia de Vinícius Júnior no Maracanã, o Flamengo reencontrou o caminho das vitórias ao bater o América-MG, por 3 x 0, ontem, pela 14ª rodada. Gabigol foi do céu ao inferno e chegou a ser vaiado pelos torcedores após desperdiçar um pênalti. No entanto, a noite terminou em festa com o triunfo do time rubro-negro.

Dorival Júnior surpreendeu ao colocar uma defesa completamente diferente da que vinha escalando nos últimos jogos. Deixou nomes como Pablo, Filipe Luís, entre outros, no banco de reservas.

Em campo, o Flamengo foi mais incisivo, mas ainda longe de ter uma grande atuação. Mesmo assim, criou boas oportunidades, que exigiram defesas importantes de Matheus Cavichioli.

O goleiro foi vazado apenas aos 40 minutos, quando Santos lançou para Pedro. O atacante passou pela marcação e deixou Gabigol na cara do gol. O novo capitão rubro-negro chutou certeiro para inaugurar o placar.

O Flamengo voltou para o segundo tempo de forma arrasadora, mas Gabigol desperdiçou chances incríveis, uma atrás da outra. Inclusive, perdeu um pênalti, marcado em cima de Arrascaeta, ao chutar para fora.

Após se livrar do sufoco, Vagner Mancini mexeu e mudou a postura do América, que chegou a marcar com Pedrinho, mas o impedimento foi anotado. O rubro-negro reagiu com Pedro, que acertou a trave.

Quando deixou o campo para dar lugar a Éverton Ribeiro, Gabigol recebeu um misto de vaias e aplausos e deixou o campo olhando para as arquibancadas e sorrindo. A mexida deu certo. O meia, no primeiro lance, fez grande jogada e deixou Arrascaeta com o gol aberto. O uruguaio só empurrou.

Com 2 x 0 a favor, Dorival Júnior tirou os principais jogadores, pensando no duelo do meio da semana pela Libertadores. O América chegou com Aloísio, que obrigou Santos a fazer uma grande defesa. Aos 45, Marinho partiu para cima do adversário e mandou um 'mini míssil aleatório' para fechar o triunfo.