Deixados para trás

Marcos Paulo Lima
postado em 01/07/2022 00:01
 (crédito: Pablo Porciuncula/AFP)
(crédito: Pablo Porciuncula/AFP)

Dona bola costuma surpreender. Não passa a mão na cabeça de heróis nem de vilões. Maltratada por Andreas Pereira na final da última Libertadores, no Estádio Centenário, em Montevidéu, condenou o meia do Flamengo a um purgatório praticamente sem perdão no clube carioca. Roubada por Deyverson, dominada, e colocada carinhosamente no fundo da rede de Diego Alves naquela decisão, a pelota foi incapaz de mudar os planos do Palmeiras para o centroavante responsável pelo tricampeonato.

Duzentos e dezesseis dias depois de serem os protagonistas do lance crucial no primeiro tempo da decisão continental, em 27 de novembro do ano passado, Deyverson e Andreas Pereira não são mais jogadores de Palmeiras e Flamengo. O contrato dos dois terminou ontem. O alviverde havia avisado que não renovaria o acordo com seu herói. A diretoria rubro-negra cogitou antecipar a compra do vilão em fevereiro, mas titubeou, perdeu o controle da situação e pode ter perdido o meia para o Fulham, da elite da Premier League.

A situação de Deyverson é mais delicada. A partir de hoje, ele é oficialmente um jogador desempregado. Em maio do mês passado, o clube antecipou a despedida com direito a textão de agradecimento e liberou o atacante de 31 anos. "Quero agradecer a todos os palmeirenses, staff, diretoria e pessoas que trabalham aqui pelo carinho e dedicação que tiveram comigo, não só comigo, mas com os meus companheiros também. O clube é muito profissional, muito humano e muito coração. Saio daqui como palmeirense. Não é uma despedida, é um até logo. Quem sabe, não sabemos o dia de amanhã, só pertence a Deus. Pode ter certeza de que nas férias voltarei para perturbar mais um pouquinho vocês", despediu-se.

Deyverson não entrou em campo no Brasileirão. Logo, pode ser contratado por qualquer clube da primeira divisão. Currículo e estrela ele tem. O centroavante também fez o gol do último título do Palmeiras no Brasileirão, em 2018. Foi uma das 31 bolas na rede em 144 partidas com a camisa palestrina, além de 10 assistências e quatro títulos: Brasileiro 2018, Libertadores 2021, Paulista e da Recopa Sul-Americana nesta temporada.

Impasse

Apesar do peso de algoz rubro-negro nas costas, Andreas Pereira queria continuar no Flamengo. Manifestou esse desejo publicamente na quarta-feira, depois de marcar o golaço da vitória por 1 x 0 contra o Tolima, na Colômbia, no duelo de ida pelas oitavas de final. "Eu não sou dono do meu nariz. O Manchester que decide essas coisas também. Eu gostaria de permanecer, mas não está nas minhas mãos 100%. Vou ver o que é melhor para mim e para o clube", afirmou o autor de oito gols em 53 partidas.

Segundo apuração do GE.com, Flamengo e Manchester United entraram em acordo no mês de fevereiro. O vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel encaminharam a compraria de 75% dos direitos econômicos de Andreas Pereira por 10 milhões de euros. O clube pagaria a partir de 2023. Uma ação do Banco Central contra o time carioca e a pressão do vice de Finanças, Rodrigo Tostes, colocou a transação em xeque deu contornos políticos ao caso. O contrato acabou e Dorival Júnior perdeu um jogador imprescindível aos planos do treinador.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação