DECLARAÇÕES

Em novo trecho de vídeo, Piquet repete racismo e faz comentário homofóbico

Neste novo trecho divulgada quinta-feira (30/6) — pelo site 'Grande prêmio' —, Nelson Piquet aparece comentando outro episódio além do acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio de Silverstone, na temporada de 2021 da Fórmula 1

Cecília Sóter
postado em 01/07/2022 16:45 / atualizado em 01/07/2022 16:45
O Correio procurou a equipe de Piquet para ouvir o lado do ex-piloto sobre os novos áudios divulgados, mas foi informado que, no momento, Piquet não se pronunciará -  (crédito: JOE KLAMAR)
O Correio procurou a equipe de Piquet para ouvir o lado do ex-piloto sobre os novos áudios divulgados, mas foi informado que, no momento, Piquet não se pronunciará - (crédito: JOE KLAMAR)

Em um novo trecho da entrevista de Nelson Piquet ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, obtido pelo site Grande Prêmio, o ex-piloto repetiu termo racista contra Lewis Hamilton e ainda usou um termo homofóbico contra o britânico.

Neste novo trecho divulgada quinta-feira (30/6), Nelson Piquet aparece comentando outro episódio além do acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio de Silverstone, na temporada de 2021 da Fórmula 1.

O ex-piloto é questionado sobre a temporada de 1982 e o que achava de Keke Rosberg, campeão daquele ano. Piquet respondeu afirmando que ele "era um bosta" e o compara com o filho, Nico Rosberg, campeão mundial de F1 em 2016.

"O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico). Ganhou um campeonato. O 'neguinho' devia estar dando mais c* naquela época, aí estava meio ruim", disse o veterano.

Confira:

Nesta sexta-feira (1º/7), o Correio procurou a equipe de Piquet para ouvir o lado do ex-piloto sobre os novos áudios divulgados, mas foi informado que, no momento, Piquet não se pronunciará.

Na última quarta-feira (29/6), após tornassem públicas as falas de Nelson Pique se referindo a Hamilton em termos racistas, o ex-piloto se desculpou, afirmando que houve um equívoco na tradução do termo e alegando que a palavra é usada coloquialmente no Brasil.

Leia na íntegra a nota publicada por Piquet no dia 29 de junho:

"Gostaria de esclarecer as histórias que circulam na mídia sobre um comentário que fiz em uma entrevista no ano passado. O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e foi nunca teve a intenção de ofender.

Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele.

Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F-1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação