Brasileiros vão às semis em Roma

Correio Braziliense
postado em 02/07/2022 00:01
 (crédito: Andreas Solaro/AFP)
(crédito: Andreas Solaro/AFP)

O Brasil garantiu a presença de três representantes nas semifinais do Pro Tour de Roma, torneio classificatório olímpico do skate street, durante a disputa das quartas de final, ontem. Rayssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazetto passaram de fase após uma disputa entre 36 skatistas, com amplo domínio japonês. Das 16 classificadas, oito são atletas do Japão.

As duas primeiras colocadas foram as japonesas Nakayama Funa, com nota 83.35, e Nishiya Momiji, com 80.74, seguidas pela holandesa Roos Zwetsloot, com 80.00. Nishimura Aori, um dos nomes fortes da prova e campeã do Mundial de Roma no ano passado, desistiu da competição antes da estreia.

Entre as brasileiras, a melhor colocada foi a medalhista olímpica Rayssa Leal, que conseguiu a pontuação de 79.18 para ficar em quarto. Atual campeã da Street League Skateboarding (SLS) Pamela Rosa ficou em sétimo, com 74.83 no somatório, duas posições acima de Gabi Mazetto, dona da décima posição.

A semifinal será disputada hoje e a final está marcada para amanhã. Neste ano, além da disputa na Itália, outro evento que fará parte do classificatório olímpico é o Mundial de Skate street do Rio de Janeiro, marcado para outubro.

Masculino

Na categoria masculina, Kelvin Hoefler, medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, iniciou o novo ciclo olímpico do skate avançando para as semifinais do torneio que integra o programa classificatório de Paris-2024. Outro brasileiro que conseguiu passar de fase foi Gabryel Aguilar.

Fora da seleção de street por não concordar com algumas contrapartidas do contrato oferecido pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Hoefler conseguiu classificação ao terminar em oitavo. Gabryel ficou em 13º lugar nas quartas de final.

Outros brasileiros que vieram das qualificatórias disputaram as quartas nesta sexta-feira, mas não conseguiram avançar. João Lucas Alves não entrou no top 16 por uma diferença de 0.5. Já Filipe Mota e Carlos Ribeiro ficaram em 19º e 30º lugar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação