Brasil joga sem Marta após 20 anos

Correio Braziliense
postado em 08/07/2022 00:01

Maior campeã da história da Copa América, com sete títulos, a Seleção Brasileira desembarcou para o torneio de uma maneira que não está habituada. Pela primeira vez em 20 anos, o país não contará com o talento de Marta, capitã da última conquista e presente em outras três. Em recuperação de cirurgia no joelho, a Rainha é desfalque para a técnica Pia Sundhage. Além da camisa 10, a treinadora sueca não tem Formiga, aposentada da amarelinha, e a preterida atacante Cristiane. Desde 1995, o Brasil não disputa uma competição oficial sem uma das três referências do futebol nacional.

Sem suas lideranças, o Brasil aposta na renovação. O ciclo que visa Paris-2024 e a Copa do Mundo é mais curto e Pia trabalha para acelerar a maturação das peças que têm à disposição. Alocada no Grupo B, a Seleção Brasileira estreia no clássico contra a Argentina, amanhã, às 21h, no Centenário. Será a chance de abrir a caminhada rumo ao octa com moral. No entanto, o esquadrão verde-amarelo precisa entrar em campo com atenção. As hermanas apostam as fichas na experiente atacante Sole Jaimes, campeã brasileira pelo Santos em 2017 e da Liga dos Campeões 2018/19 pelo Lyon, da França.

A Copa América 2022, porém, vai muito além de Brasil e Argentina. Embora o foco esteja em Tamires, Debinha, Bia Zaneratto e na argentina Sole Jaimes, as outras equipes no páreo têm os seus trunfos. Na Venezuela, a esperança é a atacante Deyna Castellanos, com passagem pelo Atlético de Madrid e anunciada recentemente pelo Manchester City. Pensando em fazer bonito na competição para chegar com moral no Pan-Americano em casa, o Chile conta com a segurança da melhor goleira do mundo: Christiane Endler, do Paris Saint-Germain.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação