ESPORTE DO DF

Conheça Mateus Lisboa, a cria do DF que jogará em Portugal

Aos 21 anos, o jovem atacante de Santa Maria está de malas prontas para a segunda experiência na Terra de Camões. O novo desafio será com a camisa do ADC Rebordelo

Victor Parrini*
postado em 15/07/2022 17:26 / atualizado em 15/07/2022 20:06
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A rota Brasília-Portugal está traçada para um jovem jogador do Distrito Federal. Aos 21 anos, Mateus Lisboa está de malas prontas para viver a experiência de um jogador profissional de futebol em terras lusitanas. Em agosto, ele embarca para o novo desafio pelo ADC Rebordelo. Ele chegará para reforçar o elenco que disputará a Taça de Portugal e outros torneios domésticos.

Morador de Santa Maria, Lisboa começou cedo no futebol, logo aos 4 anos. O jovem candango conta que sempre foi apaixonado por futebol e os primeiros chutes na bola foram dados em escolinhas, como a do São Paulo, no Gama. Nos tempos de tricolor, Mateus teve a mentoria de Glauber Ramos, ex-técnico profissional do Goiás.

As primeiras experiências em escolinhas renderam elogios e oportunidades para atuar pelos elencos juniores de times tradicionais da capital federal. Lisboa defendeu as equipes sub-15 e sub-17 do Santa Maria, marcou gols e conquistou títulos na categoria e depois se transferiu para o vizinho Gama. A vivência no Periquito foi intensa. Vestindo verde e branco, disputou não somente campeonatos locais, mas também torneios nacionais fora do DF.

Apesar da pouca idade, essa não será a primeira vez que o jovem jogador candango desfilará pelos gramados da Terra de Camões. Em 2019, ele atuava pelas categorias de base do Brasília, quando despertou o interesse do Alcanenense, da segunda divisão portuguesa à época, e rumou para o primeiro intercâmbio pelo mundo da bola. Por lá, foi destaque com gols e assistências, porém, problemas familiares o forçaram a retornar ao DF.

A volta para casa não foi fácil. Lisboa revelou ter ficado abatido, mas correu atrás e nunca desistiu do sonho de viver da bola. “Fiquei desanimado, voltei para trabalhar e ajudar em casa. Sempre fui desenrolado, já trabalhei como motoboy, vendendo bala, servente, em lava jatos, mas, lá no fundo, sempre acreditando que Deus tinha planos para mim, até que chegou a oportunidade de voltar a Portugal”, compartilha.

Mateus Lisboa durante treinamento
Mateus Lisboa durante treinamento (foto: Divulgação)

Superando os obstáculos e se desdobrando dia após dia, o mais novo representante do DF no Velho Continente diz que o sentimento é de gratidão. “Sou bastante grato, principalmente a Deus, à toda minha família e, em especial, ao Ronny, da Reglobosoccer, que está me dando todo o apoio empresarial. Sei que essa oportunidade é fruto de bastante trabalho e dos planos de Deus. Sei bem como é difícil a situação do futebol no DF, muitas pessoas que iludem os jovens com certas propostas e nunca cumprem”, lembra o jogador.

Embora o sonho de jogar no exterior esteja sendo realizado, a cria do quadradinho ainda precisa de ajudas para alguns custos em Portugal. O clube arcará com as despesas de alimentação, alojamento e outros. Os outros itens serão de responsabilidade do próprio jogador. Para isso, ele está promovendo uma rifa para levantar recursos para o período que passará longe de casa e sem os pais.

Saiba como ajudar Mateus Lisboa:

Pix: 61995869097 (celular)
Contato: 61 9586-9097 (Mateus Lisboa)

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação