Soco no passado

BRASILEIRÃO Castigados pelo Flamengo na Supercopa 2020 quando eram do Athletico-PR, Santos e o técnico Dorival Júnior voltam ao Mané Garrincha, agora pelo rubro-negro carioca, contra o Coritiba, como referências do processo de reconstrução

Danilo Queiroz
postado em 16/07/2022 00:01
 (crédito: Miguel Locatelli/Athletico-PR)
(crédito: Miguel Locatelli/Athletico-PR)

Brasília, 16 de fevereiro de 2020. Naquela ocasião, o alucinante Flamengo do português Jorge Jesus jogava no Estádio Nacional Mané Garrincha a decisão da Supercopa do Brasil contra o Athletico-PR. Na ocasião, o time sensação do ano anterior, com conquista de Libertadores e Campeonato Brasileiro no currículo, não encontrou dificuldades para vencer por 3 x 0 a equipe do goleiro Santos e do técnico Dorival Júnior. Dois anos depois, os personagens trocaram de lado e voltam ao mesmo palco com a missão de vencer outro paranaense: às 19h, o rubro-negro duela com o Coritiba, pela 17ª rodada da competição nacional.

Quando estavam no lado paranaense da força, Santos e Dorival faziam parte de um projeto de reconstrução. Campeão da Copa do Brasil de 2019, o Furacão se remontava da perda de jogadores importantes como Bruno Guimarães, Marco Ruben e Marcelo Cirino. Atual dono da meta do Flamengo, o goleiro sofreu e foi castigado pelos agora companheiros Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. O técnico, que fazia o segundo jogo no time paranaense, não conseguiu parar o envolvente estilo de jogo promovido por Jorge Jesus. Em Brasília, o Athletico-PR pouco viu a cor da bola, principalmente no primeiro tempo.

Do outro lado, os dois profissionais vivem um processo parecido no Flamengo. Apesar de ainda ter boa parte do grupo de 2020, o rubro-negro não é mais tão envolvente e corre em busca dos melhores momentos. Contratado em junho para substituir o português Paulo Sousa, Dorival Júnior ainda não foi aterrorizado pela sombra do técnico que tirou dele o título da Supercopa do Brasil. De vidraça na final em Brasília, o treinador volta ao Distrito Federal como pedra. Com ele, o time carioca teve duas das melhores atuações recentes contra Tolima e Atlético-MG, ambas no Maracanã. Falta engrenar no Brasileirão.

Alvo do poderio ofensivo rubro-negro há dois anos e cinco meses, Santos chegou no Flamengo como solução para uma posição que estava instável sem um dono de confiança. Com pouco tempo de clube, barrou Diego Alves e Hugo. No reencontro com Dorival, ganhou de vez a posição tão logo se recuperou de uma lesão. Hoje, contra o Coritiba no mesmo Mané Garrincha, o goleiro terá motivos para comemorar tão logo entre em campo: será o sexto jogo dele defendendo a meta flamenguista, a maior sequência desde a chegada ao clube carioca, em abril.

Ontem, com Santos e Dorival Júnior presentes na delegação, o Flamengo chegou ao Distrito Federal e foi recebido com bastante euforia pela torcida rubro-negra em um hotel do Setor Hoteleiro Norte (SHN). Nomes como o zagueiro Pablo, um dos possíveis titulares na defesa logo mais, e o volante João Gomes, destaque da equipe nas últimas partidas, atenderam os torcedores que se deslocaram até o local de concentração. Mesmo com outra partida confirmada para o Mané Garrincha na quarta-feira, diante do Juventude, o time carioca vai retornar ao Rio de Janeiro após a partida contra o Coritiba.

Em crescimento nas últimas semanas com as classificações convincentes na Libertadores e na Copa do Brasil, a volta do Flamengo a Brasília deixa os torcedores esperançosos em reencontrar algo parecido com o que assistiram na conquista do título da Supercopa do Brasil de 2020, com os dois ex-adversários agora atuando a favor. Naquela ocasião, eram mais de 48 mil presentes nas arquibancadas. Contra o Coritiba, a expectativa é de um público menor, mas ávido por presenciar um bom futebol rubro-negro na capital. Com a baixa procura, o time carioca liberou o ingresso social, onde os flamenguistas pagam meia-entrada doando 1kg de alimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação