SELEÇÃO BRASILEIRA

Daniel Alves repete a fórmula de Julio Cesar para ir à Copa do Mundo

Lateral-direito fecha com o Pumas, do México, e pode ser o segundo jogador convocado pela Seleção para o Mundial a atuar na Concacaf. Goleiro Julio Cesar pegou atalho semelhante na MLS do Canadá, em 2014

Monique Del Rosso*
postado em 21/07/2022 17:23 / atualizado em 21/07/2022 18:16
Ouro nos Jogos de Tóquio-2020, o lateral-direito Daniel Alves teve aval de Tite antes de acertar com o Pumas, do México -  (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
Ouro nos Jogos de Tóquio-2020, o lateral-direito Daniel Alves teve aval de Tite antes de acertar com o Pumas, do México - (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A quatro meses do início da Copa do Mundo, Daniel Alves tem um novo time. Especulado no Athletico-PR, o lateral-direito de 39 anos anunciou acerto com o Pumas, do México, e deve se tornar o segundo jogador convocado pela Seleção Brasileira para a Copa do Mundo representando um clube da Concacaf — América do Norte, Central e Região do Caribe.

A estratégia de Daniel Alves lembra a de Julio Cesar. Titular de Luiz Felipe Scolari na conquista da Copa das Confederações, o jogador estava encostado na reserva do Queens Park Rangers, da Inglaterra. Sem jogar, via a pressão aumentar sobre o comandante verde-amarelo. A alternativa de Julio Cesar foi um empréstimo ao Toronto FC da Major League Soccer nove meses antes da Copa. Ele virou titular na equipe canadense, assegurou vaga no Mundial do Brasil e virou herói na decisão por pênaltis contra o Chile nas oitavas de final depois do empate por 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação.

Daniel Alves chega ao Pumas não apenas como estratégia de marketing, tanto dele, como do clube, mas, principalmente, para suprir a necessidade de reposição do também lateral-direito Alan Mozo, que não teve o contrato renovado. Dani foi escolhido pelo clube mexicano para herdar a posição. os valores da transação são mantidos em sigilo.

O Pumas é um dos times mais tradicionais do México e foi finalista da última edição da Concachampions contra o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. No novo clube, que não conquista a Liga MX desde 2011, o lateral atuará com outros dois brasileiros: o atacante Diogo, que defendeu o Francana-SPm e o volante Higor Meritão, ex-Botafogo-SP.

O último clube de Daniel Alves foi o Barcelona. A passagem dele pelo Camp Nou foi discreta. O técnico Xavi Hernández comunicou ao ex-companheiro de time que não contaria mais com ele na temporada 2022/2023. Antes de ir para o clube azul-grená, Daniel Alves defendeu o São Paulo e deixou o clube em uma queda de braço judicial. A diretoria tricolor devia salários e paga o valor acertado no processo mensalmente ao lateral.

Antes do anúncio oficial, Daniel Alves deu sinais do acerto nas redes sociais. Ele publicou uma foto com a legenda: "Um sinal". A imagem tinha uma das personalidades mais famosas do México, a artista Frida Kahlo.


*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação