A primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), a maior competição de base do país, acaba no sábado (30/7). Mas para o Cerrado, uma das etapas chegou ao fim no domingo (24/7). Com uma semana lotada de cansaço e jogos puxados, o time verde fez um ótimo trabalho e aguarda a segunda fase, marcada entre 21 e 30 de agosto. As partidas serão no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo. O time terminou em terceiro lugar com nove pontos. Outro representante da capital, o Brasília joga nos próximos dias.
Entre os 12 times do grupo, o Cerrado com a maior pontuação. A equipe candanga não está no topo da tabela da chave apenas por ter dois jogos a mais do que o Paulistano e o Corinthians, líderes em aproveitamento. Nos primeiros cinco jogos, o time de Brasília ganhou quatro e perdeu somente o primeiro contra o Coritiba pelo placar de 70 x 64. Porém, a equipe ergueu a cabeça e detonou em todos os outros embates, chegando a fazer placares acima dos 100 pontos e uma grande parte das vitórias com mais de 15 pontos de diferença.
De acordo com o site da Liga Nacional de Basquete (LNB), Augusto e Ruan dominaram o garrafão e são dois dos grandes destaques do Cerrado na etapa. “A expectativa é sempre ser campeão. Temos alguns detalhes para ser arrumados. Isso acaba sendo mostrado nos jogos, mas conforme o campeonato for rolando, eles vão ser consertados e, se forem, tenho certeza que podemos chegar na final e ser campeões”, ressaltou Ruan.
Brasília Basquete em quadra
Outro representante do basquete candango na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) será o Brasília Basquete. Nesta semana, o time azul e branco jogará os três jogos iniciais da primeira fase da competição de base. A estreia do grupo do técnico Michael Rossi Swioklo será nesta terça-feira (26/7), às 17h15, contra o Praia Clube. Na quarta-feira (27/7), no mesmo horário, o rival será o Minas. A equipe encerra a semana na sexta-feira (29/7), às 15h, contra o Campo Mourão.
Descomplicando a LDB
A LDB terá 23 equipes participando da edição de 2022, uma a mais do que no ano passado. Elas representam sete estados brasileiros e o Distrito Federal. A competição será dividida em duas fases. Na primeira, serão quatro sedes: Santa Cruz do Sul (RS), Mogi das Cruzes (SP), Uberlândia (MG) e São Paulo (SP). Ao todo, serão disputadas 55 partidas até 30 de julho.
No sistema de disputa, os 23 times foram divididos em dois grupos (A e B), onde todos jogam contra todos. Na segunda e na última fase, os quatro melhores de cada chave avançam para a final. Nesta etapa, as oito equipes serão divididos em dois novos agrupamentos (C e D). Após isso, os seguintes confrontos serão formados: o terceiro lugar com o quarto e o primeiro e o segundo. No fase final, a divisão dos jogos será 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º.
*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.