CAMPEONATO CANDANGO

Vinte anos após vencer elite, CFZ desiste da Segunda Divisão do Candangão

Vinte anos após conquistar o maior título de sua história, o Galinho de Brasília comunicou à FFDF que não jogará a Segunda Divisão. Com saída, time está sujeito a receber punições esportivas e financeiras

A Segunda Divisão do Campeonato Candango terá um times a menos do que estava previsto na temporada de 2022. E a ausência será de peso. Campeão na elite em 2002, o CFZ Brasília informou a desistência de jogar a competição local. A confirmação da saída do Galinho foi oficializada na noite desta quinta-feira (28/7) pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). O torneio tem início previsto para o próximo sábado (30/7).

A inesperada desistência a apenas dois dias do início da competição local marca de forma melancólica o aniversário de 20 anos da maior conquista da história do CFZ. Em 2002, o Galinho de Brasília surpreendeu o cenário do futebol local ao desbancar times como Gama e Brasiliense e faturar o título da primeira divisão do Candangão. A taça veio de forma invicta logo na primeira participação do clube entre os gigantes da capital federal.

Nas temporadas seguintes, a filial candanga do time fundado e organizado por Arthur Antunes Coimbra, o Zico - o maior ídolo da história do Flamengo começou a agremiação no Rio de Janeiro -, também fez bonito e chegou nas fases mais agudas do Candangão, mas sem conquistar o bicampeonato. A última participação do Galinho de Brasília na elite foi em 2010. Depois, nunca mais retomou os anos de glórias.

Com a saída do CFZ, a organização da Segundinha também sofre um baque inesperado. Agora, a competição local passa a ter 13 times na disputa por duas vagas de acesso. De acordo com a FFDF, o Galinho de Brasília perderá os seis jogos da primeira fase por W.O.. O time estava no grupo B do torneio ao lado de Botafogo-DF, Grêmio Brazlândia, Real Brasília, Samambaia, Sobradinho e Legião. A estreia do Galinho seria contra o Sobradinho, no sábado (30/7), às 16h.

Problemas futuros

A desistência repentina de disputar a Segunda Divisão do Campeonato Candango na temporada de 2022 coloca em risco o futuro do Centro de Futebol Zico de Brasília. Como comunicou a saída da competição local faltando apenas dois dias para a bola rolar, o CFZ fica sujeito a receber futuras punições nas esferas esportiva e financeira. A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) deve analisar o caso.

Todas as punições estão previstas no regulamento da Segundinha. O Parágrafo dois do artigo 43ª da carta de regras diz que qualquer time que desistir de jogar o torneio após “a entrega do Termo de Compromisso ou a divulgação da tabela da competição” pode ser proibido de disputar até duas edições seguintes da competição. No bolso, a multa pode chegar a até R$ 3 mil. Um presente negativo para o aniversário de 20 anos do título da equipe no Candangão.