Aos maestros, as batutas dos dois times mais populares do país. O sucesso do primeiro concerto entre o Corinthians, do regente Vítor Pereira; e o Flamengo, de Dorival Júnior, hoje, às 21h30, na Neo Química Arena, pelas quartas de final da Libertadores, passa pela afinação de cada spalla com a partitura da orquestra.
Willian é o primeiro violino da companhia alvinegra. Em tese, o responsável por fazer a companhia alvinegra jogar por música. O currículo europeu com passagens por Chelsea, Arsenal e Seleção Brasileira aumentam a expectativa por uma apresentação correta diante do Flamengo.
De volta ao Brasil há um ano depois de 14 temporadas no exterior, o meia de 33 anos deve uma exibição digna de aplausos em pé. Fez um gol e deu quatro assistências em 35 jogos. Eficiente nas cobranças de falta, ainda não usou o baita diferencial a serviço da banda alvinegra.
Willian é um dos quatro jogadores do Corinthians com experiência em Copa do Mundo disponíveis para o duelo de hoje. Cássio, Fagner e Renato Augusto podem auxiliá-lo na missão de desarmonizar o Flamengo. Paulinho seria o quinto, mas está lesionado. Outros selecionáveis como Gil, Balbuena, Cantillo, Giuliano e Bruno Méndez ajudam a carregar o piano.
O spalla da orquestra rubro-negra tem sido mais eficiente do que Willian nesta temporada. Embora vista a camisa 14, o "10" rubro-negro balançou a rede 10 vezes em 37 exibições nesta temporada e deu 14 assistências, duas na Libertadores. Impressiona a capacidade dele de carregar o Flamengo nas costas em partidas como a de hoje. O craque fez os dois gols da vitória contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Foi o responsável direto virada por 3 x 2 no placar agregado.
Arrascaeta também conta com coadjuvantes de patamar internacional. Filipe Luís, David Luiz e Vidal disputaram Copa do Mundo. Outros estarão sob a mira de Tite. O técnico da Seleção irá à Neo Química Arena ao lado do filho Matheus Bachi observar nomes como Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro e Everton Cebolinha, um dos xodós dele na conquista da Copa América em 2019. Substituto de Neymar naquele torneio, o meia-atacante tem boas recordações do estádio. A atuação de gala naquela competição foi na goleada por 5 x 0 contra o Peru na fase de grupos.
Cebolinha é uma das novidades do Flamengo nas quartas de final. Contratado nesta janela de transferências, ele foi inscrito no torneio com os chilenos Vidal e Pulgar. Com o acréscimo do trio, não houve vaga para adicionar o recém-contratado Varela. O lateral-direito foi oficializado como reforço na noite de sábado depois do massacre de 4 x 1 contra o Atlético Goianiense no Brasileiro.
O Corinthians contratou opções para defesa, meio e ataque. O paraguaio Balbuena dividirá com Gil a vigilência ostensiva a Pedro. No meio de campo, há opção de Fausta Vera. Ineficiente na fase de grupos e nas oitavas, o ataque ganhou o poder de fogo do centroavante Yuri Alberto.
O clássico popular teve pitadas de simpatia. Os dois clubes concordaram em aumentar o espaço destinado aos torcedores visitantes em São Paulo e no Rio. O Flamengo terá direito a 4 mil lugares em Itaquera. A contrapartida será a mesma no Maracanã na semana que vem.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.