Atlético e Palmeiras em novo choque

Correio Braziliense
postado em 03/08/2022 00:01

Túlio Kaizer

Belo Horizonte — Chegou o dia em que Atlético-MG e Palmeiras iniciam a disputa por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. A partir das 21h30, no Mineirão lotado, o Galo tenta dar o troco pela eliminação no ano passado, enquanto o alviverde segue em busca do tricampeonato consecutivo.

No ano passado, o Palmeiras levou a melhor no confronto pela semifinal. O time eliminou o Galo pelo critério do gol como visitante (0 x 0 no Allianz Parque e 1 x 1 no Mineirão). O alviverde arrancou para o bicampeonato, quando bateu o Flamengo na decisão, enquanto o Galo levou os dois grandes títulos do futebol brasileiro: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Neste ano, a situação está um pouco diferente, especialmente para o Atlético-MG. O Galo vem em má fase. São duas derrotas e um empate nos últimos jogos. O clube trocou recentemente de treinador: saiu Turco Mohamed para o retorno de Cuca. Na estreia do mais vitorioso comandante da história alvinegra, os mineiros foram goleados pelo Internacional, por 3 x 0, no último domingo.

A derrota deixou o Atlético-MG dez pontos atrás do líder do Campeonato Brasileiro, justamente o Palmeiras, adversário desta noite. O alviverde teve eliminação recente na Copa do Brasil, mas segue em alta em busca de mais títulos sob o comando de Abel Ferreira.

Atlético-MG e Palmeiras estão entre os times que detém recordes na Copa Libertadores. O Galo é a equipe com a maior sequência invicta da história, com 18 jogos. O time paulista, por outro lado, está há 16 jogos sem perder na competição. Se não for derrotado nas quartas de final, o alviverde vai igualar a marca do alvinegro.

Por outro lado, o Atlético-MG pode dar fim à série invicta do Palmeiras como visitante na Libertadores. O time paulista não perde há 19 partidas longe de seus domínios. Para proteger o recorde e acabar com o número alviverde, o Atlético-MG aposta em sua força como mandante. O Galo nunca perdeu um jogo de mata-mata da competição atuando em casa. Em 17 partidas, são nove vitórias e oito empates.

O Galo tem outro ponto favorável para o confronto. Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras, são duas vitórias do time mineiro e quatro empates. No entanto, o alvinegro não conseguiu vencer os últimos jogos contra o rival. O zagueiro Junior Alonso diz que a equipe precisa fazer para sair com vantagem do Mineirão.

"Nos últimos jogos, empatamos com eles. O Palmeiras é um time muito competitivo. Nós também. A gente sabe que nesse tipo de jogo não tem margem de erro. Eles sabem jogar essa competição e nós precisamos fazer um grande trabalho. Ter a posse de bola o maior tempo possível e não cometer erros", disse.

A luta palmeirense pelo tri aumenta o nível de expectativa de Abel Ferreira. "Temos um propósito muito claro nesta competição e vamos exigir o máximo de nós para dar o melhor no próximo jogo para depois termos o segundo jogo em nossa casa. É uma coisa de cada vez", ressaltou o português.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação