Futebol europeu

A nata da bola está de volta

Com temporada marcada por pausa para a Copa, torneios no Velho Continente abrem hoje os trabalhos

Danilo Queiroz
postado em 05/08/2022 00:01

O futebol europeu inicia, hoje, a temporada mais diferente dos últimos anos nos campeonatos nacionais mais badalados do planeta. Com uma pausa de mais de 40 dias programada entre novembro e dezembro para a disputa da Copa do Mundo do Qatar, os torneios do Velho Continente terão bola rolando a partir deste fim de semana com desfile de craques por países como Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.

Os primeiros torcedores a assistirem seus clubes novamente em ação serão os franceses, os ingleses, os alemães e os portugueses. A temporada 2022/2023 dos torneios destes quatro países terão a primeira rodada disputada com jogos entre hoje e domingo. No próximo fim de semana, será a vez dos espanhóis e dos italianos voltarem aos estádios para acompanharem de perto seus times de coração.

O Velho Continente teve uma janela de transferências agitada, com alguns dos principais astros mudando de país. Dono dos dois últimos títulos de melhor do mundo, Lewandowski deixou o alemão Bayern de Munique para tentar a sorte no espanhol Barcelona. Quem também saiu da Alemanha, mas para jogar na Inglaterra, foi Haaland: migrou do Borussia Dortmund para o Manchester City. Na Inglaterra, dois brasileiros trocaram apenas de camisa para garantirem lugar na Copa. Gabriel Jesus é do Arsenal e Richarlison foi para o Tottenham.

Neste ano, as principais estrelas do planeta bola terão um objetivo extra para começarem a temporada voando nos gramados. Fugindo da tradição, a Copa do Mundo será jogada exatamente no meio da temporada europeia e não no fim, como é de costume. A inusitada situação fará com que os principais torneios do Velho Continente sejam paralisados por um período mínimo de 40 dias. Nenhum vai ter bola rolando além de 14 de novembro. O Mundial será jogado entre 21 do mesmo mês e 18 de dezembro. Neste ano, conquistar o torneio mais cobiçado de seleções passa por foco total nas competições nacionais.

Na maioria das ligas, a luta será por quebras de hegemonia. Na Alemanha, o Bayern vem de dez títulos seguidos. Na França, quem reina é o PSG. Na Inglaterra, o City está no trono, mas ameaçado pelo Liverpool. Na Espanha, o Barça quer ressurgir para voltar a dividir os holofotes com o Real Madrid. Deleite puro para os amantes do futebol, que mais uma vez poderão acompanhar a emoção do esporte no mais alto nível.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação