BASQUETE

Rússia condena estadunidense por tráfico de drogas

Correio Braziliense
postado em 05/08/2022 00:01

Um tribunal da Rússia condenou, ontem, a jogadora de basquete americana Brittney Griner a nove anos de prisão por tráfico de drogas, uma pena severa classificada de "inaceitável" pelo presidente Joe Biden e que abre as portas para uma possível troca de prisioneiros entre Moscou e Washington.

Detida em fevereiro em Moscou, pouco antes da ofensiva russa na Ucrânia, com um vaporizador que continha líquido a base de cannabis, a bicampeã olímpica se converteu em mais um elemento na crise geopolítica entre Rússia e Estados Unidos. "O tribunal declarou culpada a acusada" de posse ilegal e de tráfico de drogas, afirmou a juíza Anna Sotnikova.

Como consequência disso, a jogadora de basquete foi condenada a "nove anos de prisão em uma colônia penitenciária e a uma multa de um milhão de rublos", cerca de US$ 16,3 mil dólares no câmbio atual.

"É inaceitável e peço à Rússia que a liberte imediatamente para que possa estar com sua esposa, sua família e suas companheiras de equipe", solicitou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após o veredicto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação