Futebol feminino

Candangão é desenhado

Em arbitral, Federação confirma oito times na disputa do torneio local em 2022

Monique Del Rosso*
postado em 06/08/2022 00:01

A Federação de Futebol do Disrito Federal (FFDF) definiu, na manhã de ontem, em reunião do conselho arbitral realizada no Pontão do Lago Sul, os detalhes para a realização da temporada de 2022 do Campeonato Candango Feminino. Oito clubes participarão do torneio neste ano, dois a mais do que na edição passada. A competição local vale vaga em torneio nacional e será jogada no sistema de turno único, todos contra todos, em pontos corridos.

Ao contrário das edições anteriores, quando os dois melhores ao término da primeira fase decidiam o título, quatro times passarão de fase neste ano para a disputa das semifinais. Tanto os jogos de definição das finalistas quanto a decisão serão jogadas em confrontos de ida e volta. A primeira rodada da competição doméstica será em 3 de setembro. As partidas do título estão previstas para 5 e 12 de novembro. Seguindo o padrão dos outros torneios da FFDF, todo o Candangão Feminino terá transmissão na plataforma de streming Eleven Sports.

Sobradinho e Capital são os dois calouros desta temporada. O alvinegro fez uma parceria com o Fúrias e contará no elenco com a primeira jogadora asiática a disputar a competição local. Terceiro colocado na versão masculina neste ano, a Coruja firmou parceria com a equipe sub-20 do Minas e volta a ter um time feminino após nove anos. Ausente na temporada passada por não ter conseguido se inscrever, o tradicional Ceilândia está de volta à disputa. Em contrapartida, o Aruc não participará. O clube não se matriculou a tempo.

Praxe em todas as competições de futebol no Distrito Federal, a FFDF informou aos clubes que custeará as taxas de arbitragem. O torneio apontará um representante para a disputa da Série A3 do Brasileirão Feminino de 2023, desde que ele não participe da A1 ou da A2. São os casos do Real Brasília, Cresspom e Minas Brasília. Se algum desses três times conquistar a vaga em campo, o clube beneficiado com a vaga será imediatamente o subsequente na classificação final.

Os times participantes do Candangão Feminino neste ano são: Real Brasília, Cresspom, Estrelinha, Legião, Minas Brasília, Ceilândia, Sobradinho e Capital. A meta de todos será romper com a hegemonia das Leoas do Planalto na competição local. O departamento de futebol feminino do Real foi criado em 2019 e, desde então, faturou todas as edições do torneio em que participou. O Minas ficou em segundo na trajetória do tricampeonato da equipe aurianil.

*Estagiária sob a supervisão
de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação