Futebol Americano

Por que a situação do quarterback Jimmy Garoppolo virou suspense na NFL

Draftado há oito anos para ser reserva de Tom Brady no New England Patriots, o jogador tem autorização do San Francisco 49ers para mudar de franquia, mas interessados como Seahawks e Texans não se movem. Prazo para mudanças definição expira em 30 de agosto

Monique Del Rosso*
postado em 09/08/2022 21:02 / atualizado em 09/08/2022 22:08
 (crédito:  Mark L. Baer/AFP)
(crédito: Mark L. Baer/AFP)

Draftado em 2014 pelo New England Patriots para ser o reserva de Tom Brady, o quarterback Jimmy Garoppolo — bicampeão do Super Bowl em 2015 e 2017 — vive um drama pessoal. Uma cirurgia no ombro deu ao futuro do jogador de 30 anos um roteiro de suspense. No último domingo (7/8), o repórter da NFL Ian Rapoport comentou que a equipe ainda não achou destino para Garoppolo. Nem há pressa para isso. O desfecho da novela é relevante porque pode causar um impacto de US$ 24 milhões no teto salarial nesta temporada da liga profissional de futebol americano. Seattle Seahawks e Houston Texans aparecem como candidatos a uma possível troca.

No fim do mês passado, o astro havia recebido liberação do San Francisco para iniciar a busca por um novo time. Motivo: o baixo rendimento nas temporadas anteriores. O prazo para uma solução é até 30 de agosto. Nessa data, os participantes da NFL serão obrigados a reduzir os elencos de 80 para 53 jogadores. A primeira semana da temporada regular começa em 8 de setembro.

Segundo o especialista Matt Barrows, do site The Athletic, nada está perdido. O Seattle Seahawks e o Houston Texans seriam "candidatos distantes" para Jimmy Garoppolo. De acordo com Barrows, os dois times estão em fase de reconstrução e não são bons encaixes para o quarterback. Logo, o jogador poderia agregar positivamente e ser uma peça importante entre outros clubes.

A franquia mais empolgada até o momento é o Cleveland Browns. A franquia opera no modo “vencer a qualquer custo”. De acordo com o site The Athletic, aparenta ser a equipe mais interessada em Garopoolo, pois Deshaun Watson pode ser suspenso por um ano inteiro devido às denúncias de má-conduta e violência sexual. Consequentemente, Garoppolo poderia recuperar o seu valor para a "free agency" de 2023. 

Quarterback Jimmy Garoppolo (10) ne defensiva de Lamarr Houston (99).O Patriots venceram por 51x23.
Quarterback Jimmy Garoppolo (10) ne defensiva de Lamarr Houston (99).O Patriots venceram por 51x23. (foto: Greg M.Cooper/AFP)

No “Inside Training Camp”, mais alguns pontos foram dispostos sobre o momento do jogador. "Pelo que entendi, (os 49ers) estão dispostos a esperar até o dia de corte. Na verdade, não faria muito sentido para os 49ers, digamos, deixar Jimmy Garoppolo agora. E se outro quarterback se machucar? Parece que eles vão segurá-lo o maior tempo possível apenas para ver se algum mercado comercial se desenvolve antes de eventualmente, e provavelmente, deixá-lo ir", questionou.

Mantido ou não, a tendência era que Garoppolo fosse um dos jogadores mais desejados no mercado. Porém, a contusão no ombro é vista com desconfiança pelas franquias interessadas na contratação. Independentemente do suspense, os 49ers continuarão fazendo jogo de paciência.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação