Futebol nacional

Da lista de suplentes na Copa da Rússia ao desemprego: o drama de Dedé

Quatro anos depois de figurar na lista de 12 suplentes de Tite caso o técnico da Seleção precisasse cortar algum jogador no Mundial de 2018, Dedé tem o contrato rescindido com o Athletico-PR

*Paulo Martins
postado em 09/08/2022 16:05 / atualizado em 09/08/2022 16:07
Dedé era um dos 12 suplentes pré-convocados por Tite para a Copa de 2018 em caso de emergência -  (crédito: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Dedé era um dos 12 suplentes pré-convocados por Tite para a Copa de 2018 em caso de emergência - (crédito: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

Há quatro anos, o zagueiro Dedé figurava na lista de 12 suplentes elaborada pelo técnico Tite para situações de emergência na Copa do Mundo da Rússia. Se algum zagueiro fosse cortado, por exemplo, ele ou Rodrigo Caio poderiam ser chamados imediatamente.Um ciclo inteiro depois, o jogador de 34 anos não consegue retomar a carreira. Mais do que isso: vive o drama do desemprego.

Fora dos planos do técnico Luiz Felipe Scolari, o zagueiro Dedé teve o contrato rescindido pelo Athletico Paranaense. O defensor atuou em apenas 45 minutos pelo Furacão. Entrou no segundo tempo da goleada contra o Tocantinópolis por 4 x 0, na Arena da Baixada, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Dedé lida com lesões constantes, mas as boas atuações em 2018 com a camisa do Cruzeiro na temporada em que foi decisivo para o hexacampeonato da equipe celeste na Copa do Brasil quase o levaram à Copa do Mundo. Ele integrou a lista de 12 suplentes do técnico Tite. A relação tinha, ainda,  o goleiro Neto, o zagueiro Rodrigo Caio. o atacante Dudu, o lateral-direito Rafinha, o lateral-esquerdo Alex Sandro, os volantes Arthur e Maicon, o meia-atacante Luan e os meias Rodriguinho, Giuliano e Lucas Paquetá.

O zagueiro havia atuado pela Seleção Brasileira em oportunidades anteriores, como em 2013, quando marcou o único gol com a camisa canarinha em um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2014 contra a Zâmbia, fechando uma vitória por 2 x 0.

Esta não é a primeira vez que o jogador tem problemas contratuais causados por lesões: embora tenha sido peça importante em dois títulos do Campeonato Brasileiro pelo Cruzeiro (2013 e 2014) e em outros dois da Copa do Brasil (2017 e 2018), Dedé era paciente frequente no departamento médico do time mineiro. Isso fez com que a Raposa rescindisse o contrato na metade de 2021. O defensor ainda firmou contrato com a Ponte Preta no começo deste ano,até chegar ao Athletico-PR no fim de março.

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação