Momento libertador!

Flamengo faz bom uso da vantagem construída no jogo de ida, suporta efeitos da tentativa de antídoto corintiano pela virada e volta a vencer o alvinegro, desta vez por 1 x 0, para chegar na segunda semifinal seguida do torneio

Danilo Queiroz
postado em 10/08/2022 00:01
 (crédito:  MAURO PIMENTEL/AFP)
(crédito: MAURO PIMENTEL/AFP)

O jogo de volta entre Flamengo e Corinthians nas quartas de final parecia ser uma mera formalidade com a vantagem construída pelo rubro-negro fora de casa e a diferença técnica e de momento entre os times. Embora a luta alvinegra tenha deixado uma chama de esperança acesa, os donos da casa voltaram a se sobressair na mágica de Arrascaeta e na letalidade de Pedro. Com jogada protagonizada pelos dois destaques, os cariocas venceram os paulistas, por 1 x 0, no Maracanã, e deram mais um passo na ampliação da tradição continental com a segunda participação seguida nas semifinais do torneio.

O Corinthians descobriu um antídoto tardio para conter os avanços do Flamengo. Mas os efeitos dos aprendizados do técnico Vitor Pereira após ser castigado na ida e perder por 2 x 0 duraram exatos 52 minutos no Maracanã. No primeiro tempo, o alvinegro conseguiu incomodar o rubro-negro, principalmente na base da marcação alta, e manteve o placar zerado durante. As chances de gol existiram para os dois lados, mas não foram aproveitadas. Na etapa final, Pedro, agora artilheiro isolado da Libertadores com oito gols, matou o Clássico dos Milhões e colocou o Flamengo entre os quatro melhores times da América pela terceira vez em quatro anos.

A necessidade de buscar o resultado trouxe um Corinthians de postura diferente ao gramado do Maracanã, mas a primeira chance surgiu em bicicleta de Pedro. Após deixar o Flamengo com a bola nos primeiros minutos, o alvinegro adiantou a marcação e apostou na intensidade para, aos poucos, ocupar o campo de ataque. Adson, em vacilo de Thiago Maia, exigiu defesa de Santos. O goleiro foi testado outra vez em falta de Willian, no meio do gol. Mesmo com os passes quebrados pelo combate corintiano, o rubro-negro ficou no quase com Everton Ribeiro, de cabeça, e Gabigol, de longe. Cansado no fim, o Timão passou a ter dificuldades de pressionar, mas o Fla também não gerou ameaças.

Nos últimos 45 minutos finais, o cronômetro assumiu os papéis de aliado do rubro-negro e vilão do alvinegro. O Corinthians seguiu marcando alto e tentou dois chutes de longe. No contra-ataque, o Flamengo acelerou com Arrascaeta. O cruzamento de trivela foi certeiro para Pedro completar de carrinho: 1 x 0. O gol mudou o jogo. Na sequência, Gabi recebeu na área e chutou cruzado. Parou em Cássio. Abatido, o time paulista baixou o ímpeto em campo. Com os cariocas rondando a bola, a situação dos visitantes piorou quando Bruno Méndez foi expulso por parar lance de perigo com toque de mão. Com mais espaço, Gabi teve outros dois embates contra Cássio, mas desperdiçou ambos e a oportunidade de sair do gramado com o brasileiro com mais gols na história da Libertadores.

Juntos nas quartas de final da Libertadores da América, Flamengo e Corinthians têm tudo para seguir caminhos distintos na sequência da temporada. Em grande fase, o rubro-negro carioca ganha fôlego para buscar a recuperação no Campeonato Brasileiro e uma nova classificação na semifinal na Copa do Brasil. O sonho de alcançar a terceira final em quatro temporadas também ganha cada vez mais força. No caso alvinegro, os próximos dias serão divisores de água. No domingo, o clássico contra o Palmeiras é primordial para manter viva a luta pelo título da Série A. Na quarta-feira, a missão será a mesma do Maracanã: reverter uma vantagem de dois gols contra o Atlético-GO, mas na Neo Química Arena.

"Fizemos um belíssimo primeiro tempo. Fazendo tudo o que o treinador pediu. Em uma bola, o Pedro definiu o jogo. Temos uma equipe sendo montada contra uma equipe que bate finais e finais. Cabeça erguida para as próximas competições", ressaltou o corintiano Fábio Santos. "A gente quer chegar até a final da Libertadores. A qualidade que o elenco tem não dá para pensar em outra coisa. Mais um grande jogo. Conseguimos sair vencedores mais uma vez. É continuar trabalhando para evoluir", vislumbrou Pedro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação