Basquete

NBA aposenta a camisa número 6 em homenagem póstuma a Bill Russell

Maior campeão da história da principal liga de basquete do mundo faleceu em 31 julho. O número 6 será o primeira aposentado em toda a história da NBA. Liga fará outras homenagens ao longo da temporada

Paulo Martins*
postado em 11/08/2022 18:24 / atualizado em 11/08/2022 18:39
 (crédito: Ethan Miller)
(crédito: Ethan Miller)

A National Basketball Association (NBA), liga estadunidense de basquete, decidiu aposentar um número em toda a franquia pela primeira vez na história. Nenhum jogador poderá pisar em quadra na principal competição da bola laranja do mundo com a camisa 6. O ato é uma homenagem ao maior campeão do campeonato: o pivô hendecacampeão pelo Boston Celtics, Bill Russell. O histórico astro do esporte faleceu em 31 de julho, aos 88 anos.

A aposentadoria foi confirmada pela NBA nesta quinta-feira (11/8). A homenagem, confirmada no dia do mês em que representa seu número de anéis, faz parte da memória dos títulos e da carreira de Bill Russell. O pivô foi MVP (Most Valuable Player, principal jogador do torneio) em cinco oportunidades, jogou por 12 vezes o All-Star Game e conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956.

“O sucesso inigualável de Bill Russell na quadra e o pioneirismo no ativismo pelos direitos civis merecem ser homenageados de maneira única e histórica”, disse o comissário da NBA, Adam Silver. “Aposentar permanentemente seu número 6 em todas as equipes garante que a carreira transcendente de Bill seja sempre reconhecida”, completou o executivo.

“Esta é uma honra importante reservada para um dos maiores campeões de todos os tempos”, ressaltou a diretora-executiva da NBPA, Tamika Tremaglio. “As ações de Bill dentro e fora da quadra ao longo de sua vida ajudaram a moldar gerações de jogadores para melhor e por isso, somos eternamente gratos. Estamos orgulhosos de continuar a celebração de sua vida e legado ao lado da liga”, garantiu.

Outros jogadores históricos da NBA também fizeram história vestindo a camisa 6, a exemplo de LeBron James. O astro utilizou a “meia-dúzia” tanto no Los Angeles Lakers (sua franquia atual) quanto no Miami Heat. Agora, deverá vestir a camisa 23. O número também representou grandes momentos da carreira do jogador.

Mais homenagens

Além de aposentar o número utilizado por Bill Russell, a NBA prestará outras homenagens à lenda do esporte. Ao longo da temporada 2022/2023 do campeonato norte-americano, todos os jogadores irão jogar com um emblema no ombro direito dos uniformes. As quadras das equipes exibirão, ainda, um logotipo em forma de trevo com o nº 6 na linha lateral, próximo à mesa de artilheiro. O Celtics, time do pivô, terá um reconhecimento exclusivo nas camisas. A ação será anunciada em breve.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação