Libertadores

VAR: Conmebol divulga vídeo de gol anulado do Estudiantes

Arbitragem uruguaia vê impedimento em jogada de escanteio e retira gol que abriria o placar em partida empatada na Argentina

Paulo Martins*
postado em 12/08/2022 10:43
 (crédito: Staff Images/Conmebol)
(crédito: Staff Images/Conmebol)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou vídeo da análise do árbitro de vídeo em gol anulado do Estudiantes de La Plata na derrota para o Athletico Paranaense por 1 x 0, nesta quinta-feira (11/8), em partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores. A decisão do árbitro Andrés Matonte (federado do Uruguai) gerou reclamações de torcedores, jogadores e diretores da equipe argentina.

Em rebote de bola na trave após cobrança de escanteio, o zagueiro Luciano Lollo desviou para o gol. De imediato, o assistente Nicolás Taran (URU) assinalou impedimento do zagueiro Jorge Morel, por obstrução ao campo de visão do goleiro athleticano Bento, aos 19 minutos da etapa final. Confira a conversa dos juízes na íntegra:

Logo depois da jogada, o árbitro do VAR, o também uruguaio Andrés Cunha, confere o lance. A polêmica, porém, está na intenção de um movimento do zagueiro Morel, próximo do goleiro do Furacão. “Impacta porque está à frente (do goleiro). Para mim, o goleiro sempre viu a bola salvo em um momento”, afirma o árbitro.

“Quando sai a bola (do pé de Lollo, Morel) não está na frente do goleiro”, contesta um dos assistentes na cabine. Mediante à indecisão, Cunha chama o árbitro de campo à tela para conferir, por si mesmo, se há interferência do defensor paraguaio no lance. Matonte então declara: “O número 5 faz um movimento justo por onde passa a bola. Vou manter a decisão de impedimento.”

A decisão revoltou até mesmo um dos maiores ídolos do Pincharrata, o vice-presidente do clube (pelo qual foi campeão da Libertadores em 2009) Juan Sebastián Verón. Em um story no Instagram, fazendo referência ao que seria uma ajuda da entidade sul-americana ao futebol brasileiro, “La Brujita” disse: “Conmebol fazendo o que faz a Conmebol. Não importa quando leia isso.”

"La Brujita" Verón se revolta com gol anulado do Estudiantes e insinua que a Conmebol ajuda o futebol brasileiro
"La Brujita" Verón se revolta com gol anulado do Estudiantes e insinua que a Conmebol ajuda o futebol brasileiro (foto: Reprodução/Instagram)

Com o agônico gol de Vitor Roque no finalzinho do jogo, o Athletico segue na competição e vai enfrentar o Palmeiras nas semifinais. À equipe de La Plata resta o Campeonato Argentino, quando recebe pela próxima rodada o Talleres (também eliminado nas quartas da Libertadores) em casa, no domingo (14), às 18h.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação