FUTEBOL FEMININO

Copa do Mundo Sub-20: com "jeitinho brasileiro", Seleção encara a Austrália

Após empatar na estreia contra a Espanha, o Brasil jogará contra a Austrália neste sábado (13/8), às 17h, apostando nos contra-ataques para se recuperar no torneio. O jogo terá transmissão do SporTV e da FIFA+

Monique Del Rosso*
postado em 13/08/2022 13:32
 (crédito: Thais Magalhães/CBF)
(crédito: Thais Magalhães/CBF)

A Seleção Brasileira terá um desafio importante contra a Austrália pela segunda rodada da Copa do Mundo Feminina Sub-20. O jogo acontecerá neste sábado (13/8), às 17h, em San José, Costa Rica. Depois de empatar com a Espanha na partida de estreia por 0 x 0, as tupiniquins não pretendem mudar as estratégias e apostam em uma característico do “jeitinho brasileiro” de jogar para iniciar a recuperação no confronto contra as australianas. O duelo terá transmissão ao vivo do SporTV e da plataforma FIFA+.

Embora o Brasil tenha sido bastante pressionado pelas espanholas e o 0 x 0 não tenha sido o resultado desejado no primeiro jogo do campeonato, o time tupiniquim pretende manter a postura contra a Austrália. O técnico Jonas Urias ressalta que o planejamento utilizado pela Seleção não tem mistério e não irá mudar. A ideia do treinador é seguir explorando os contra-ataques, recurso considerado por ele parte do “jeitinho brasileiro”.

"O contra-ataque é parte da identidade do futebol brasileiro. Então, isso precisa ser aflorado. Sempre deve aparecer por respeito à história dessa camisa e do futebol brasileiro. Temos que valorizar as jogadoras com velocidade e o contra-ataque. Isso é uma parte importante da nossa história", destacou o técnico em entrevista divulgada pelo site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para a sequência da Copa do Mundo Sub-20, uma vitória contra a Austrália é fundamental e o treinador acredita em evolução das jogadoras brasileiras. "Eu sinto muito orgulho do que as meninas apresentaram. Tenho certeza que podemos mostrar muito mais ao longo do campeonato”, comentou. Nesta sexta-feira (12/8), a Seleção realizou o último treino antes de encaras as australianas no Estádio Morera Soto, em Alajuela. Na atividade, Urias dividiu o grupo entre os setores de defesa e ataque, trabalhando conceitos de cada área.

Brasil na primeira fase

Com o empate na estreia contra a Espanha, o Brasil somou um ponto e aparece no terceiro lugar do Grupo A da Copa do Mundo. Com a tática de contra-atacar, as tupiniquins tiveram cinco chutes a gol, mesmo com a menor posse de bola. Nesse quesito, a equipe da Europa teve a pelota nos pés por 64% do tempo de jogo. No confronto com as líderes, a ideia é vencer para ficar firme no G-2 de classificação. A última partida da primeira fase será contra a anfitriã Costa Rica, na terça-feira, às 20h.

Mesmo com o resultado zerado, o time brasileiro teve um olhar positivo do desempenho e sabe onde é preciso evoluir. “Precisamos conseguir controlar bem a bola, avançar no campo utilizando as nossas maiores forças, a conexão das nossas jogadoras. Também precisamos finalizar bem, porque oportunidades vamos criar, assim como criamos contra a Espanha. Finalizar um pouco melhor para sairmos do jogo com a vitória", aponta Jonas.

Austrália

A Austrália chega para o jogo após uma estreia melhor com vitória por 3 x 1 sobre a Costa Rica. O resultado colocou o selecionado dirigido pelo técnico Tony Gustavsson na liderança do Grupo A da Copa do Mundo Feminina Sub-20. Na volta ao torneio após sete edições ausente, a missão da equipe é realizar a melhor campanha da história, superando as quartas de final de 2002 e 2004.

*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação