COPA DO BRASIL

Como o Athletico-PR virou referência na formação de goleiros de ponta

Autossuficiente na formação de goleiros, Furacão sofre pouco com as sucessões. Depois de perder Weverton e Santos para os clubes mais ricos do país, Bento se firma como titular e tem a confiança da torcida para o duelo decisivo contra o Flamengo

Victor Parrini*
postado em 16/08/2022 11:36 / atualizado em 16/08/2022 11:37
Ao deixar o Athletico-PR rumo ao Palmeiras, Weverton deu início a uma incrível sequência de sucessões bem-sucedidas no gol do Furacão: ele deu lugar a Santos, que foi substituído por Bento -  (crédito: Atlético-PR/Divulgação)
Ao deixar o Athletico-PR rumo ao Palmeiras, Weverton deu início a uma incrível sequência de sucessões bem-sucedidas no gol do Furacão: ele deu lugar a Santos, que foi substituído por Bento - (crédito: Atlético-PR/Divulgação)

Quem planta, colhe. E a árvore de bons goleiros no Centro de Treinamentos do Caju segue dando excelentes frutos ao Athletico-PR. Mesmo com as saídas dos campeões olímpicos Weverton e Santos, o Furacão amadurece o jovem Bento e percorre o caminho inverso de gigantes brasileiros. O Flamengo, adversário do Furacão amanhã pelas quartas de final da Copa do Brasil, e o Palmeiras ostentam os elencos mais caros e badalados do país, mas foram buscar goleiros de confiança na Arena Baixada para a sucessão dos ídolos Fernando Prass e Diego Alves. Weverton assumiu as traves alviverdes. Santos trocou de camisa, joga no rubro-negro carioca e é rival no mata-mata nacional.

Aos 23 anos, Bento é a prova de mais um acerto da gestão do presidente Mario Celso Petraglia. As vendas dos goleiros campeões olímpicos pelo Brasil nos Jogos do Rio-2016 e Tóquio-2020 não deixaram a diretoria rubro-negra cair na tentação de repor o estoque com nomes caros e famosos. A solução estava na base.

Embora seja o mais jovem entre os 20 goleiros titulares da Série A, Bento não se apequena debaixo das traves do Furacão. Ele conhece bem a responsabilidade. No clube desde os nove anos, quando chegou para as escolinhas de base, ele coloca em prática o que aprendeu com os antecessores dourados e desfruta da oportunidade de gente grande no atual bicampeão da Copa Sul-Americana.

Garoto do campo, criado no interior paranaense, Bento virou goleiro por acaso. Ele iniciou a trajetória bem longe da meta, como jogador de linha. Porém, em uma partida de juniores por uma antiga escolinha, precisou substituir o goleiro e se saiu muito bem. O esforço foi observado por olheiros do Athletico-PR, que lhe rendeu aprovações nos testes e a oportunidade no time titular.

Bento empilha boas atuações. A chegada de Felipão ao comando técnico expõe ainda mais a evolução do jovem arqueiro. Não importa o tamanho da partida, o nível é cada vez mais alto. Se o Athletico-PR segue vivo no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, ele merece ser lembrado. Regular, decisivo e pegador de pênalti: assim que ele se apresenta como mais um da linhagem de ouro paranaense.

No duelo contra o líder Palmeiras pelo Brasileirão, por exemplo, ele foi um dos caras do Furacão e causou estrago em São Paulo. A vitória rubro-negra por 2 x 0 no Allianz Parque não esconde as 35 finalizações alviverdes. Sete no alvo. Todas defendidas pelo goleirão.

As boas atuações possibilitaram a extensão do vínculo na Arena da Baixada até dezembro de 2026. Para ele, vestir a camisa rubro-negra é uma realização. "Quando somos pequenos não temos noção como vai ser lá na frente. Fico muito feliz de alcançar esse sonho. Não foi fácil chegar até aqui. E sei que tenho muito trabalho pela frente, não posso parar por aqui", reconhece.

Em alta, Bento se inspira em Santos e deseja superar o mestre na sequência da carreira. "No mínimo, quero chegar ao que ele (Santos) conquistou. E vou querer mais. É sempre bom manter os pés no chão. Ter humildade é o caminho que te leva a voos muito altos", filosofa.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação